Possibilidades de pesquisa em acervos digitais: os relatos de viagens sobre Goiás do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.106

Palavras-chave:

Acervos digitais, Goiás, Relatos de viagem, Sertão

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir acerca de possibilidades de pesquisa dos relatos de viagens no século XIX sobre Goiás que se encontram em acervos digitais. Trata-se da transcrição revisada da palestra “Relatos de viagens no século XIX sobre Goiás e os acervos digitais: memória, documentação e pesquisa” proferida em março de 2021, na atividade de extensão “Surfando nos acervos digitais” do grupo de pesquisa em Mídias, Tecnologias e História (MITECHIS) da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Biografia do Autor

Rildo Bento de Souza, Universidade Federal de Goiás (UFG), Goiânia, Goiás, Brasil, rildobento@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal de Goiás (2007), mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (2010) e doutorado em História pela Universidade Federal de Goiás (2015). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de História, com ênfase nos temas relacionados à memória e ao patrimônio.

Downloads

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Souza, R. B. de. (2023). Possibilidades de pesquisa em acervos digitais: os relatos de viagens sobre Goiás do século XIX. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 1–15. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.106

Edição

Seção

Artigos