REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE GAMES COMERCIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1395

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Jogos Digitais, Games Comerciais, Tecnologia na Educação, Estratégias Pedagógicas

Resumo

O artigo tem como objeto de pesquisa os games comerciais e a sua utilização em contextos educacionais entre crianças e adolescentes com idade para estarem cursando os Anos Finais do Ensino Fundamental. Como metodologia de pesquisa foi adotada a Revisão Sistemática da Literatura na perspectiva de Sampaio & Mancini (2007), que visa apresentar uma síntese da produção recente da temática. Após o levantamento realizado no Google Acadêmico, foram selecionados oito trabalhos, sendo produzidas as análises de cada um e uma posterior meta-análise, categorizando-os para que fosse possível obter uma visão do que essas pesquisas apontam. Concluiu-se que os benefícios trazidos pelos games não se restringem aos aspectos cognitivos como atenção, memória, pensamento abstrato e tomada de decisão, gerando reflexos também em aspectos comportamentais, desenvolvimento de habilidades motoras e da socialização.

Biografia do Autor

Marcelo de Oliveira Dias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), Mestrado em Modelagem Computacional/área Matemática Aplicada, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2008) e Doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). É Pós doutor em Educação, especialidade em Didática da Matemática pelo Instituto de Educação (IE) da Universidade de Lisboa (UL) e em Educação pela Universidade Federal na Bahia (UFBA). Foi professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense entre 2013 e 2021 e atuou como docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ensino (PPGEn/UFF/INFES) na Linha de Pesquisa: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores no período de 2015 a 2021. Atualmente é docente do Departamento de Educação e Sociedade(DES) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCiMat)/UFRRJ, onde atuou na vice-coordenação (2022-2024). É líder do Grupo de Pesquisa Currículo e Tecnologias Digitais em Educação Matemática (CTDEM) e atuou como coordenador de área de um dos núcleos do PIBID/Matemática/IM (2022-2024). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: a Matemática na estrutura curricular, Educação Comparada, Desenvolvimento do pensamento Geométrico, Tecnologias Digitais e Formação de Professores.

Luciano Faria de Lima, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro(2023)

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Publicado

2024-08-26

Como Citar

Dias, M. de O., & Faria de Lima, L. (2024). REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE GAMES COMERCIAIS COMO RECURSO DIDÁTICO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 269–284. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1395