O TRABALHO, GERAÇÕES E TECNOLOGIAS

REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2326

Palavras-chave:

Carreira, Gerações, Tecnologia, Trabalho

Resumo

O pertencimento a diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y e Z) pode marcar o modo como  profissionais fazem uso das redes sociais e tecnologias ao longo de suas trajetórias profissionais? Essa questão guiou uma revisão bibliográfica, que integra uma pesquisa em nível de Mestrado. Devido à importância das obras de Joel Dutra e Maria José Tonelli, eles foram as principais referências para esta pesquisa. A leitura evidenciou as transformações tecnológicas que definem o trabalho no mundo contemporâneo e ressaltou a lacuna em pesquisas que possibilitem a compreensão das diferenças geracionais no uso das redes sociais e da tecnologia, e de  modo especial, na discussão crítica do trabalho digital.

Biografia do Autor

Geovanna Chagas Cardoso, Centro Universitário do Sul de Minas

Sou Geovanna Chagas Cardoso, psicóloga formada pelo Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS/MG). Durante minha trajetória acadêmica, atuei como pesquisadora bolsista e participei de congressos, palestras e atividades de extensão, aprofundando meus conhecimentos em diversas áreas da psicologia. Tenho experiência na produção acadêmica, com publicações de artigos, capítulos de livros e apresentações em eventos científicos. Meus principais interesses incluem transtornos alimentares, obesidade e psicanálise, além de estudos sobre psicose e estrutura psíquica. Meu objetivo é contribuir para o bem-estar e o desenvolvimento emocional das pessoas por meio da escuta qualificada e da compreensão dos processos psicológicos.

Maria Auxiliadora Avila, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). Foi docente no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Programa de Pós-graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Pesquisas Qualitativas, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Graduado em Psicologia pela Universidade de Alfenas - UNIFENAS (1996), Pedagogia pelo Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS MG (2019), Mestre em Desenvolvimento Humano: Formação Políticas e Práticas Sociais pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2012), Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP (2016). Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG, Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA (2015 a 2022), Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da FEPESMIG (2020-2025); Procurador Institucional do UNIS MG (2023-2025). Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. Como Professor atua principalmente com os seguintes temas: Gestão de Pessoas, Gestão de Conflitos e Negociação, Empreendedorismo, Comunicação Organizacional, Simulação Gerencial, Desenvolvimento Gerencial, Didática e Metodologia no Ensino, Pensamento Científico e Metodologia da Pesquisa, Psicologia do Comportamento Organizacional e Psicologia da Educação. Bolsista de Extensão do CNPq - Orientador do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do SEBRAE/CNPq 2022; Bolsista no Programa Agentes Locais de Inovação - Educação Empreendedora (ALIEE) do SEBRAE.

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Publicado

2025-09-11

Como Citar

Cardoso, G. C., Avila, M. A., & Moreira, A. M. (2025). O TRABALHO, GERAÇÕES E TECNOLOGIAS: REFLEXÕES SOBRE IDENTIDADE E TRANSFORMAÇÕES NO MUNDO CONTEMPORÂNEO . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 182–202. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2326

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