UM DIÁLOGO SOBRE HISTÓRIA ORAL: CONTRIBUTOS PARA NOVOS PESQUISADORES

contributions for new researchers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.109

Palavras-chave:

História Oral, Memória, Metodologia, Oralidade, História

Resumo

O trabalho com História Oral e memória possibilita que abordemos principalmente a questão da oralidade, chamando a atenção dos pesquisadores para esse aspecto. Dito isso, é possível possibilitar por meio da História Oral, a observação das mudanças comportamentais da sociedade, analisando o impacto dessas transformações na constituição de novos hábitos e costumes. Também é possível refletir sobre as condições socioeconômicas no contexto dessas mudanças e as transformações para os grupos sociais. Este artigo é fruto das nossas andanças por comunidades quilombolas, e, aqui, compartilhamos a metodologia da história oral como uma prática histórico-metodológica exitosa. Sendo assim, partilhamos estes contributos e aportes que nos ajudaram a entender, respeitar e escrever sobre tais comunidades.

Biografia do Autor

Fabrício dos Santos Leite, Universidade de Pernambuco (UPE)

Educador e quilombola, filho do chão do quilombo de Angico/Bom Conselho/PE. Professor da Educação Básica em Escolas Públicas há 10 anos, Graduado em Pedagogia, Ciências Biológicas, Serviço Social e Educação Especial (cursando). Especialista Gestão em Serviços Sociais e Políticas Públicas, Ensino de Biologia, Educação do Campo, Psicopedagogia Clinica e Institucional (cursando), Educação Especial e Inclusiva (cursando), Serviço Social na Educação (cursando), Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar (cursando). Mestrando em Culturas Africanas da Diáspora e dos Povos Indígenas (cursando). Atuou como Professor da Educação Básica no "Saberes da Terra" pela Secretaria de Educação de Pernambuco (2013-2020). Professor na "EJA Campo" pela Secretaria de Educação de Pernambuco (2014-2021). Escola Doralice Rodrigues da Silva pela Secretaria Municipal de Educação de Bom Conselho/PE(2019-2022). Atualmente Trabalha como Profissional de Apoio Escolar na EREM Coronel José Abílio pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco.

Simário Dantas Ferreira, Universidade de Pernambuco (UPE)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2012), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco(2013), especialização em POS GRADUAÇÃO EM LATO SENSU, ESPECIALIZAÇAO EM ENSINO DE BIOLOGIA pela Universidade Candido Mendes(2015) e especialização em POS GRADUAÇAÕ EM LATO SENSU, ESPECIALIZAÇÃO EM ENSINO DE QUÍMICA pela Universidade Candido Mendes(2015). Atualmente é PROFESSOR da ESCOLA SAO GERALDO LTDA e empresa particular do colegio de Nossa Senhora do Bom Conselho. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Físico-Química.

Referências

ALBERTI, V. História Oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: FGV, 1990.

ALBERTI, V. Ouvir contar textos em história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas – Magia e técnica. Arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BURKE, P. O que é história cultura? Rio de Janeiro: Zahar, 2008.

DELGADO, L. de A. N. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

GARRIDO, J. del A. As fontes orais na pesquisa histórica: uma contribuição ao debate. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set./ago., 1992. Disponível em: https://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=17. Acesso em: 14 fev. 2023.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. Rio de Janeiro: Vértice, 2004.

JANOTTI, M. de L.; ROSA, Zita de Paula. História oral: uma utopia? Revista Brasileira de História. (25-26). São Paulo: ANPUH, 1993. Disponível em: https://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=51917. Acesso em: 14 fev. 2023.

LE GOFF, J. História e memória. Campinas: UNICAMP, 2003.

LOWENTHAL, D. Como conhecemos o passado. São Paulo: EDUC, 1998.

MONTENEGRO, A.; FERNANDES, Tânia (Org.). História Oral, um espaço plural. Recife: Universitária/UFPE, 2001.

MEIHY, J. C. S. B.; HOLANDA, Fabíola. História Oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2014.

NEVES, L. de A. Memória e História: substratos da identidade. História Oral, (4). São Paulo: ABHO, 2001. Disponível em: https://revista.historiaoral.org.br/index.php/rho/article/view/25. Acesso em: 14 fev. 2023.

OLIVEIRA, R. S.; ALMEIDA, V. L. de; FONSECA, V. A. História. São Paulo: Blucher, 2012.

PINTO, P. J. Uma memória do mundo: ficção, memória e história em Jorge Luís Borges. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

SCHIMDT, M. A.; CAINELLI, M. Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009.

THOMPSON, P. A voz do passado – História oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Leite, F. dos S., & Dantas Ferreira, S. (2023). UM DIÁLOGO SOBRE HISTÓRIA ORAL: CONTRIBUTOS PARA NOVOS PESQUISADORES : contributions for new researchers . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 146–161. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.109