TECNOBIOGRAFIAS NA EDUCAÇÃO

EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2329

Palavras-chave:

Tecnologias digitais, Tecnobiografias, Linguagens., Ensino-aprendizagem

Resumo

Demonstramos um levantamento do histórico da utilização de tecnologias digitais por professores do ensino básico em Porto Nacional-TO por meio de formulário online seguido de entrevistas tecnobiográficas. Trata-se de pesquisa exploratória, descritiva, quantitativa e qualitativa buscando investigar o impacto desses profissionais na educação com foco nas práticas de uso e produção de linguagem online.  A pesquisa visa promover discussão de práticas educacionais alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2028) e promover os multiletramentos com os alunos, capacitando-os a compreender, usar e criar tecnologias digitais de forma crítica e ética. Os resultados apontaram que alguns professores não usam recursos digitais na preparação ou nas aulas, indicando necessidade de abordagem para ampliação da competência digital desses educadores.

Biografia do Autor

Geórgia Patrícia Cirqueira Aguiar, Universidade Federal do Tocantins

acharel em Administração - 2017, pela Universidade Norte do Paraná-UNOPAR. Graduanda do curso de Letras - Português, Universidade Federal do Tocantins, atua como bolsista no Programa Residência Pedagógica do curso de graduação em Letras, possui interesse em abordagens linguísticas e literárias que exploram as diversidades étnico-raciais, religiosas e questões relacionadas ao bullying.

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

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Adriana Carvalho Capuchinho Bolsista de Pós-doutorado Sênior do CNPq
  • Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4424399125926215
  • ID Lattes: 4424399125926215
  • Última atualização do currículo em 20/09/2025

 

Atua como professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade, orientando nas áreas de Formação de professores de línguas, em Tecnologias digitais e multiletramentos no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (em rito, mito e transformação social), especialmente em dramaturgia. Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa, em Literaturas modernas de língua inglesa e Ensino de Línguas e literaturas mediados pelas TDIC. Coordenou o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT de 2018 a 2024.Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) com bolsa CAPES, desenvolvendo pesquisa em dramaturgia irlandesa, principalmente com a obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas e nas práticas literárias. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq desde 2015. Em pós doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-11-17

Como Citar

Aguiar, G. P. C., & Capuchinho, A. C. (2025). TECNOBIOGRAFIAS NA EDUCAÇÃO: EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES E ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(9), 151–176. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2329

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