LETRAMENTO MIDIÁTICO E INFORMACIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ESTIMULAR O NOVO ETHOS DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO
DOI:
10.59616/cehd.v3i9.2715Palavras-chave:
Letramento midiático, Novo ethos, Desinformação, Ensino Médio, Língua PortuguesaResumo
Nesta pesquisa, refletimos sobre metodologias pautadas no letramento midiático e informacional (LMI) e o desenvolvimento de um novo ethos nos estudantes do Ensino Médio, a partir dos estudos de Koch (2017), Han (2020), Lankshear e Knobel (2007), Lopes (2012), Melo e França-Carvalho (2019). Adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e nos baseamos no estudo proposto por Costa (2021), para definirmos nossas categorias de análise. Analisamos as 15 atividades do Guia da Educ-ação Midiática (Ferrari et al., 2020), buscando estabelecer relação entre as concepções de Letramento Digital e o LMI. O resultado da análise demonstrou que tais atividades estão comprometidas com o desenvolvimento do LMI, à medida que 70% das atividades propostas evidenciaram a concepção de LD quanto à reflexão.
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