LETRAMENTO MIDIÁTICO E INFORMACIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ESTIMULAR O NOVO ETHOS DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO

Autores

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2715

Palavras-chave:

Letramento midiático, Novo ethos, Desinformação, Ensino Médio, Língua Portuguesa

Resumo

Nesta pesquisa, refletimos sobre metodologias pautadas no letramento midiático e informacional (LMI) e o desenvolvimento de um novo ethos nos estudantes do Ensino Médio, a partir dos estudos de Koch (2017), Han (2020), Lankshear e Knobel (2007), Lopes (2012), Melo e França-Carvalho (2019).  Adotamos a metodologia da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016) e nos baseamos no estudo proposto por Costa (2021), para definirmos nossas categorias de análise. Analisamos as 15 atividades do Guia da Educ-ação Midiática (Ferrari et al., 2020), buscando estabelecer relação entre as concepções de Letramento Digital e o LMI. O resultado da análise demonstrou que tais atividades estão comprometidas com o desenvolvimento do LMI, à medida que 70% das atividades propostas evidenciaram a concepção de LD quanto à reflexão.

Biografia do Autor

Angela Maria Silveira Batista, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará (2025). Professora efetiva da rede estadual do Ceará - Secretaria da Educação Básica do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2013), com especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pela Estácio de Sá (2016). Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent) e do Grupo de pesquisa de Multiletramentos (GP MULTI). Apresenta experiência na área de Educação com ênfase em Linguística. No que tange aos interesses de pesquisa, estuda: Linguagem e tecnologia, BNCC, Multiletramentos, Letramento Digital, Letramento Digital Docente, Protocolos de Proficiência Digital Docente, Novos Letramentos, Competência Digital Docente, Discurso das mídias e Educação Midiática.

Rosekeyla de Araújo Costa, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Professora efetiva da rede estadual do Ceará - Secretaria da Educação Básica do Ceará. Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará com especialização em Linguística Aplicada na Educação pela Faculdade Única de Ipatinga, Mestra em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Tecnologia (Lent). Apresenta experiência na área de Educação com ênfase em Linguística. Áreas de interesse: Linguagem e tecnologia, BNCC, Multiletramentos, Letramento Digital e Educação Midiática.

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Publicado

2025-12-20

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Como Citar

BATISTA, Angela Maria Silveira; COSTA, Rosekeyla de Araújo. LETRAMENTO MIDIÁTICO E INFORMACIONAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE ESTIMULAR O NOVO ETHOS DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO NA ERA DA DESINFORMAÇÃO. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 141–155, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2715. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2715. Acesso em: 21 dez. 2025.

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