NARRATIVA HISTÓRICA E BURDENING HISTORY

A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM GRAMA DE KEUM SUK GENDRY-KIM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2732

Palavras-chave:

Mulheres de conforto, História em quadrinhos, Burdening history

Resumo

No campo da ciência histórica, determinados eventos históricos carregam forte carga emocional, o que dificulta a pesquisa e o ensino. Bodo von Borries (2018) define esses casos como burdening history — histórias difíceis. Mídias como os quadrinhos tornam-se espaços relevantes para o processamento de traumas coletivos. A obra “Grama”, de Keum Suk Gendry-Kim, exemplifica esse potencial ao representar a experiência de mulheres submetidas à violência sexual durante a ocupação japonesa na Segunda Guerra Mundial. O termo “mulheres de conforto” eufemiza tal violência. Este trabalho discute a relevância da narrativa gráfica para a construção da memória histórica e consciência histórica, o reconhecimento das vítimas e a reflexão crítica sobre responsabilidades passadas.

Biografia do Autor

Dionson Ferreira Canova Júnior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutorando em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), integrante do grupo de pesquisa Saberes Históricos: Teoria, Ensino e Mídias (PPGH/UFPE) e do Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH/UFPE). Desenvolve pesquisas na área de História Contemporânea Asiática, com ênfase na memória japonesa acerca da Segunda Guerra Mundial por meio dos mangás, abordando temas relacionados a testemunho, trauma, memória, ensino de História, Didática da História, consciência histórica e aprendizagem histórica. Atualmente, exerce a função de Professor Substituto na UFPE, atuando na área de Ensino de História junto ao Departamento de Ensino e Currículo (DEC).

Tayane Ferreira de Almeida, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vinculada à linha de pesquisa Saberes históricos: Teoria, ensino e mídias, desenvolvendo a tese intitulada "Vampiros, o medo da colonização reversa e quadrinhos: possibilidades de aprendizado histórico através da dimensão estética da cultura histórica", sob orientação do Prof. Dr. Arnaldo Martin Szlachta Junior e coorientação do Prof. Dr. Fábio Paiva. Possui dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em História da UFPE, com o trabalho "Didática da História e arquétipos de terror: uma análise a partir de Carniça e a blindagem mística", e monografia de graduação na mesma instituição, intitulada "O conto da Aia em quadrinhos: uma proposta de aula oficina". Integra o Laboratório de Aprendizagem e Ensino de História (LAEH/UFPE), desenvolvendo pesquisas nas áreas de Didática da História, cultura histórica, narrativas estéticas, histórias em quadrinhos e ensino de História.

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Publicado

2025-11-21

Como Citar

Canova Júnior, D. F., & Almeida, T. F. de. (2025). NARRATIVA HISTÓRICA E BURDENING HISTORY: A POTENCIALIDADE DA HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM GRAMA DE KEUM SUK GENDRY-KIM. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(9), 188–215. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i9.2732

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