O PAI TEMPO EM NOVOS TEMPOS

A FIGURA DE SATURNO DESDE O BARROCO ATÉ A CULTURA POP

Autores

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2745

Palavras-chave:

Mitologia, Cultura Pop, Pai Tempo, Educação, Saturno

Resumo

Este artigo se baseia em Panofsky e Barba para traçar um panorama que explora as raízes mitológicas do titã Saturno e sua transformação na figura do Pai Tempo em pinturas do período Barroco. Após isto, reconhece como representações do titã na Cultura Pop adicionam novos elementos ao personagem ou herdam características do Barroco. Por fim, apoiado nos estudos de recepção da antiguidade de Hardwick, busca-se apontar como a reinterpretação de signos da antiguidade ocorre em diversas culturas ao longo dos séculos, gerando um potencial educacional. Tal potencialidade baseia-se em Paulo Freire, ao reconhecer o aluno consumidor da Cultura Pop como possuidor de conhecimentos próprios, e a interação com filmes e jogos como alinhada à abordagem triangular de Ana Mae Barbosa.

Biografia do Autor

Lucas Cavalcante de Barros, Faculdade de Letras da Universidade do Porto

Graduado em Artes Visuais (Bacharel e Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); mestrando em História da Arte, Patrimônio e Cultura Visual pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). Possui experiência na área cultural como artista, ator e dublador; também possui experiência como host e redator de podcast através de projetos de extensão acadêmica sobre acessibilidade na educação. Arte educador com pesquisa em como utilizar a cultura pop como fonte educacional artístca, histórica e social. Pesquisa de mestrado focada na utilização de figuras monstruosas em variadas mídias como metáforas para representatividade de comunidades marginalizadas.

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Publicado

2025-12-20

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Como Citar

BARROS, Lucas Cavalcante de. O PAI TEMPO EM NOVOS TEMPOS: A FIGURA DE SATURNO DESDE O BARROCO ATÉ A CULTURA POP. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 1–32, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2745. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2745. Acesso em: 21 dez. 2025.

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