MULTILETRAMENTOS E BLOGS NO ENSINO: PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.618

Palavras-chave:

Blog, Multiletramentos, Língua Portuguesa, PIBID, Gênero Notícia

Resumo

Descrevemos a inserção dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020) com blogs em práticas de ensino de língua portuguesa por meio de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006) em sequências  didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) em duas escolas de Porto Nacional-TO. Houve pesquisa-ação com observação participante. Realizamos oficinas em dois modos: a) criação de blogs e postagens para os participantes do PIBID Língua Portuguesa da UFT; b) postagem em blog com  alunos das escolas parceiras do Pibid a partir de uma sequência didática do gênero notícia conduzida pelos pibidianos. Os resultados mostraram alto envolvimento nas práticas digitais e desenvolvimento na leitura e na escrita a partir do protagonismo dos estudantes das escolas e dos professores em formação.

Biografia do Autor

Alice Santos, Universidade Federal do Tocantins

Cursando Letras Português na Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional. Participa como monitora da Liga Acadêmica de Estudos Linguísticos e Literários (LAEL), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), apresentando oficinas nas escolas e trabalhos acerca da experiência obtida no programa. Atualmente participando dos programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Atua como professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade, orientando nas áreas de Formação de professores de línguas, em Tecnologias digitais e multiletramentos no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (em rito, mito e transformação social), especialmente em dramaturgia. Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa, em Literaturas modernas de língua inglesa e Ensino de Línguas e literaturas mediados pelas TDIC. Coordena o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT desde 2018.Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) com bolsa CAPES, desenvolvendo pesquisa em dramaturgia irlandesa, especificamente para o ritual como índice de transformação social na obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas e nas práticas literárias. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq desde 2015. 

Richardson Carvalho Melo, Secretaria da Educação do Tocantins

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Tocantins (2007) e mestrado em Letras com ênfase em Linguística Aplicada também pela UFT (2021). Atualmente, é professor da educação básica da Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, professor - Col Est Ana Macedo Maia, professor do Instituto Gênesis, professor - Esc Est Brasil, professor - Preparatório COC Vestibulares, professor - Col Est Prof. Alcides Rodrigues Aires e professor - CEM Félix Camoa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Foi supervisor bolsista do Pibid de Língua Portuguesa da UFT (2020-2022). É preceptor do Residência Pedagógica de Língua Portuguesa da UFT (2022-2024).

Rafael Lisboa da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Língua portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Ex- Bolsista CAPES/PIBID- Núcleo de Língua Portuguesa. Atuou como tesoureiro do Centro Acadêmico de Letras Carolina Maria de Jesus. Foi Bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), sediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Desenvolve pesquisa na áreas da Linguística Aplicada e Literatura. Membro do Núcleo de Estudos Afro brasileiros da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional. 

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

Santos, A. R., Capuchinho, A. C., Melo, R. C., & Silva, R. L. da. (2024). MULTILETRAMENTOS E BLOGS NO ENSINO: PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 181–207. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.618