MULTILETRAMENTOS E BLOGS NO ENSINO: PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.618Palavras-chave:
Blog, Multiletramentos, Língua Portuguesa, PIBID, Gênero NotíciaResumo
Descrevemos a inserção dos multiletramentos (COPE; KALANTZIS; PINHEIRO, 2020) com blogs em práticas de ensino de língua portuguesa por meio de gêneros discursivos (BAKHTIN, 2006) em sequências didáticas (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004) em duas escolas de Porto Nacional-TO. Houve pesquisa-ação com observação participante. Realizamos oficinas em dois modos: a) criação de blogs e postagens para os participantes do PIBID Língua Portuguesa da UFT; b) postagem em blog com alunos das escolas parceiras do Pibid a partir de uma sequência didática do gênero notícia conduzida pelos pibidianos. Os resultados mostraram alto envolvimento nas práticas digitais e desenvolvimento na leitura e na escrita a partir do protagonismo dos estudantes das escolas e dos professores em formação.
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