AXIOLOGIA DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS E SUAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS

VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E EPISTÊMICOS

Autores

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2761

Palavras-chave:

Autonomia dos pesquisadores, Axiologia, Pesquisa em Educação

Resumo

Neste estudo caracterizamos as relações axiológicas dos pesquisadores educacionais com a autonomia e com as tecnologias digitais, em seus processos de produção científica. Os procedimentos metodológicos basearam-se na Análise de Conteúdo dos relatos de pesquisadores, organizados em um instrumento analítico que desenvolvemos e dos valores apresentados pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Dentre os resultados, caracterizamos as relações dos pesquisadores com a autonomia, sob o exercício de valores éticos, políticos e epistêmicos, como a objetividade e a imparcialidade, vinculados à liberdade e ao interesse deles para pensar e agir em atividades realizadas para elaborar artigos com o uso de Inteligência Artificial. Concluímos  que a expressão de valores associados às práticas científicas e ao exercício da autonomia do pesquisador são elementos fundamentais para garantir a liberdade do pesquisador e o rigor e integridade científica em produções que envolvem o uso de tecnologias digitais. Finalizamos com considerações para a formação axiológica dos pesquisadores, e para estudos futuros.

Biografia do Autor

Elaine da Silva Machado, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pesquisadora educacional no Grupo de Pesquisa em Ciência e Matemática (EDUCIM) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil.

Sergio de Mello Arruda, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Professor visitante da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

Marinez Meneghello Passos, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Professora sênior da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, Paraná, Brasil. Professora colaboradora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), Cornélio Procópio, Paraná, Brasil.

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Publicado

2025-12-20

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Como Citar

MACHADO, Elaine da Silva; ARRUDA, Sergio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello. AXIOLOGIA DA AUTONOMIA DOS PESQUISADORES EDUCACIONAIS E SUAS RELAÇÕES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS: VALORES ÉTICOS, POLÍTICOS E EPISTÊMICOS . Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 257–278, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2761. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2761. Acesso em: 21 dez. 2025.

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