Memória como voz dos silenciados para os games históricos: outras perspectivas da história em jogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84

Palavras-chave:

memória, games históricos, representação do passado

Resumo

Os jogos digitais que possuem a história como temática são diversos e abrangem uma vasta gama de períodos do passado. Para o desenvolvimento desses games, os
desenvolvedores utilizam diversos meios para buscar compreender essa história e construir
representações dela nos seus jogos. Entretanto, a maioria desses jogos acabam culminando em
algo que a própria historiografia já superara: representação de grandes batalhas, pessoas e
eventos. A proposta desse texto é debater esses jogos históricos “tradicionais” em
contrapartida com a utilização de memórias para construir jogos históricos “humanizados” do
passado. Usaremos alguns jogos que representam a Primeira Guerra Mundial como exemplo,
para conduzir a discussão e buscando refletir como a memória pode ser usada através da
pesquisa histórica, para construir games que percebam outros sujeitos e perspectivas da
história, em busca de uma problematização do passado.

Biografia do Autor

Domingos Savio Ximendes Martins Junior, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestrando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH-FURG). Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Pesquiso os usos dos jogos no ensino de História e suas problemáticas.

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Ximendes Martins Junior, D. S. (2023). Memória como voz dos silenciados para os games históricos: outras perspectivas da história em jogo. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 110–126. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84

Edição

Seção

Artigos