Memória como voz dos silenciados para os games históricos: outras perspectivas da história em jogo
DOI:
https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84Palavras-chave:
memória, games históricos, representação do passadoResumo
Os jogos digitais que possuem a história como temática são diversos e abrangem uma vasta gama de períodos do passado. Para o desenvolvimento desses games, os
desenvolvedores utilizam diversos meios para buscar compreender essa história e construir
representações dela nos seus jogos. Entretanto, a maioria desses jogos acabam culminando em
algo que a própria historiografia já superara: representação de grandes batalhas, pessoas e
eventos. A proposta desse texto é debater esses jogos históricos “tradicionais” em
contrapartida com a utilização de memórias para construir jogos históricos “humanizados” do
passado. Usaremos alguns jogos que representam a Primeira Guerra Mundial como exemplo,
para conduzir a discussão e buscando refletir como a memória pode ser usada através da
pesquisa histórica, para construir games que percebam outros sujeitos e perspectivas da
história, em busca de uma problematização do passado.