A UTILIZAÇÃO DA CULTURAL DIGITAL ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS

UMA ABORDAGEM DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1149

Keywords:

Jogos Eletrônicos, Idade Média, Educação Básica

Abstract

This article proposes a reflection on the use of digital culture, specifically electronic games, as an educational tool for teaching the Middle Ages in Basic Education. The use of electronic games as a pedagogical resource has proven to be a promising alternative for engaging students, providing more meaningful and contextualized learning. In this sense, we will discuss the benefits and challenges of this approach, mainly for teachers, highlighting the importance of continued training and digital literacy. To this end, we will use relevant bibliographical research on the topic, with the aim of demonstrating that effective integration between games and curricular content relating to the Medieval is possible.

Keywords: Electronic Games. Middle Ages. Teaching. Basic education.

Author Biography

Lívia Maria Albuquerque Couto, Universidade Federal de Pernambuco

Graduada em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/SE), Especialista no Ensino Superior e Educação de Jovens e Adultos pela Faveni, Mestra em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFS (PROHIS), com área de concentração em Cultura e Sociedade, com ênfase em relações de poder no Medievo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista PPGH-UFPE/CAPES. Além dessas temáticas mencionadas, possui interesse em estudos sobre gênero na História Medieval e sobre relações sociais e de negociação no Medievo Ibérico, mais precisamente na região de Castela, durante o período de reinado de Alfonso VIII. Tem interesse ainda no ensino de História, relacionando-o com a área da Educação correspondente às novas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Metodologias Ativas. Atualmente é integrante do grupo de pesquisa Dominium: Estudos sobre Sociedades Senhoriais, na linha sobre Relações sociais e poder na Antiguidade e no Medievo Senhorial.

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Published

2024-08-26

How to Cite

Couto, L. M. A. (2024). A UTILIZAÇÃO DA CULTURAL DIGITAL ATRAVÉS DE JOGOS ELETRÔNICOS: UMA ABORDAGEM DA IDADE MÉDIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(5), 249–268. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i5.1149