CORRELAÇÃO ENTRE A DEPENDÊNCIA DIGITAL E O ESTILO DE VIDA ATIVO DE UNIVERSITÁRIOS CEARENSES PERTENCENTES A ÁREA DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.309Keywords:
Dependência Digital, Ensino Superior, Estilo de Vida Ativo, SaúdeAbstract
A dependência digital é um fenômeno complexo que pode provocar o não cuidado com a saúde. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi correlacionar os níveis de Dependência Digital com o estilo de vida ativo de universitários pertencentes à área da saúde. Trata-se, portanto, de um estudo correlacional, realizado com 166 universitários. Foi identificado que todos eles possuem algum tipo de dependência digital. Houve uma correlação estatisticamente fraca entre tal dependência e o nível de atividade física. Depreende-se que estes sujeitos, em termos gerais, possuem uma concepção de cuidado com o corpo mais consciente. Conclui-se que este tema precisa ser melhor debatido sem a tendência proibicionista que vigora em muitos casos por considerar as tecnologias como inimigas do estilo de vida ativo.
References
ALVES, Regina Ferreira; PRECIOSO, José Alberto Gomes. Exercício físico, sedentarismo e bem-estar dos/as estudantes universitários/as portugueses/as. Revista Contexto & Saúde, v. 22, n. 46, p. e13371-e13371, 2022.
BITENCOURT, Ricardo Barbosa et al. Análise da aplicação de uma escala de dependência do uso do telefone celular na pós-graduação durante a pandemia da Covid-19. RENOTE, v. 19, n. 2, p. 345-353, 2021.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Resposta educacional à pandemia de Covid-19 no Brasil – Educação Superior” – 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/centrais-de-conteudo/acervo-linha-editorial/publicacoes-institucionais/estatisticas-e-indicadores-educacionais/relatorio-de-pesquisa-resposta-educacional-a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-educacao-superior-2020. Acesso em: 06 jun. 2023
BRASIL. Ministério das Comunicações – PNAD Contínua TIC. Disponível em: https://www.gov.br/mcom/pt-br/noticias/2022/setembro/celular-segue-como-aparelho-mais-utilizado-para-acesso-a-internet-no-brasil. Acesso em: 10 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020 - Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/portaria/prt/portaria%20n%C2%BA%20343-20-mec.htm. Acesso em: 23 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Saúde. Eu quero ter peso saudável. Notícias 2023. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/eu-quero-ter-peso-saudavel/noticias/2023/quais-sao-as-principais-recomendacoes-para-o-tratamento-da-obesidade-no-sus. Acesso em: 10 jun. 2023.
BRITO, Maria Silma Lima de. A decodificação e a compreensão leitora dos anos iniciais do ensino Fundamental: uma Pesquisa correlacional e colaborativa. 2021. 176 f. Dissertação (Mestrado em Linguística) - Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Linguística e Literatura, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
CANTERO CASTRILLO, Pedro, et al. Fomento de estilos de vida activos en la escuela: práctica de actividad física, edad y género. Sportis, v. 5, n. 1, p. 53-59, 2019.
CARDOSO, Berta Leni Costa et al. Estilo de vida e nível de atividade física em docentes universitários. Revista Unimontes Científica, v. 18, n. 1, p. 15-23, 2016.
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Resolução nº 046/2002: dispõe sobre a intervenção do profissional de Educação Física e respectivas competências e define os seus campos de atuação profissional. Rio de Janeiro, 2002. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/82. Acesso em: 05 jun. 2023.
CONTI, Maria Aparecida et al. Avaliação da equivalência semântica e consistência interna de uma versão em português do Internet Addiction Test (IAT). Archives of Clinical Psychiatry (São Paulo), v. 39, p. 106-110, 2012.
CRUZ, Fernanda Alves Davidoff. O impacto do uso de mídias digitais na qualidade de vida de adolescentes. 2014. 99 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2014.
FALCÃO, D.; BARBOSA, G. N. P.; LIMA, M. A.; OLIVEIRA, L. L. de. A vida mediada pela tela: impactos no lazer e na formação dos graduandos em Educação Física da UFOP durante a pandemia da Covid-19. Conexões, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e023003, 2023.
FARIAS, Joni Márcio de; ROSA, Mislaine Jardim. Adesão e barreiras para a prática de exercícios físicos pela população do bairro Santa Luzia, Criciúma, SC. EFDeportes. Buenos Aires, v. 6, nº 191, 2014.
GREENFIELD, D. As propriedades de dependência do uso de internet. 2011, p. 169-190. In: YOUNG, K. S.; ABREU, C. N. (Orgs.). Dependência de Internet Manual e Guia de Avaliação e Tratamento. ARTMED, 2011, p. 344.
GUTIÉRREZ-CABALLERO, Juana M.; BLÁZQUEZ-MANZANO, A.; FEU, S. Práctica deportiva, bienestar psicológico y satisfacción con la vida de maestros españoles. Cuadernos de Psicología del Deporte, v. 19, n. 3, p. 12-23, 2019.
MARTINS, Raphaell Moreira. A interseccionalidade do medo e da ousadia no retorno às aulas presenciais de Educação Física em tempos pandêmicos. Revista Brasileira de Educação Física Escolar, p. 89-105, set. 2021.
MATSUDO et al. Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ): Estudo de Validade e Reprodutibilidade no Brasil. Atividade física e saúde. v. 6, n. 2, p. 5, 2001.
MENDES-NETTO, Raquel Simões et al. Nível de atividade física e qualidade de vida de estudantes universitários da área de saúde. Revista de Atenção à Saúde, v. 10, n. 34, 2012.
MINAYO, M. C. S. Ciência, Técnica e Arte: o desafio da pesquisa social. 2002. In: Minayo, M. C.S; Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 2002. 21 ed. Editora Vozes, Petrópolis, 2002, p-80.
NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G. de; FRANCALACCI, V. O Pentáculo do Bem-estar: Base Conceitual para Avaliação do Estilo de Vida Ativo de indivíduos ou grupos. Revista Brasileira de Atividade Física & Saúde, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 48–59, 2012.
NOGUEIRA, Pedro Henrique Silvestre et al. O Ensino remoto e a formação do bacharel em Educação Física:(re) existindo em meio a insatisfações, saberes e aprendizados. Humanidades & Inovação, v. 9, n. 26, p. 129-143, 2022.
PITANGA, F. J. G. Epidemiologia, atividade física e saúde. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 10, n. 3, p. 49-54, 2002.
SAVIANI, Dermeval. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação: o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, v. 10, 2020.
SCHNEIDER, Henrique Nou; SANTOS, Jacques Fernandes; SANTOS, Vinicius Silva. Cultura juvenil, dependência digital e contingência. Revista Científica do Centro Universitário do Rio São Francisco, v. 14, n. 23, p. 41-54, 2020.
SILVA, Milena Rodrigues et al. Percepções dos estudantes de medicina acerca do ensino remoto durante a pandemia do novo coronavírus. Diálogos & Ciência, v. 1, n. 42, p. 21-30, 2021.
SILVA, Vilma Cidade da. Validade e confiabilidade da versão brasileira do teste de dependência de internet (TDI). 2016, 59 p. (Dissertação) Mestrado Profissional em Saúde e Desenvolvimento Humano. Centro Universitário Unilasalle. Canoas, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11690/692. Acesso em: 04 jun. 2023.
TERROSO, Lauren Bulcão; ARGIMON, Irani Iracema de Lima. Dependência de internet e habilidades sociais em adolescentes. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 16, n. 1, p. 200-219, 2016.
UNGARO, Henry Costa et al. Validação do método paraconsistente aplicado no questionário de dependência digital. Revista Espacios, v. 39, n. 9, pág. 1-15, 2018.
YOUNG, K. S. Como avaliar crianças e adolescentes dependentes de internet. In: YOUNG, K. S.; ABREU, C. N. (Orgs.). Dependência de Internet em Crianças e Adolescentes: Fatores de Risco, Avaliação e Tratamento. ARTMED, 2018, p. 320.