EDUCACÃO ANTIRRACISTA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DA EDUCAÇÃO: NÃO EXISTE LÁPIS COR DE PELE

there is no skin-colored pencil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.110

Palavras-chave:

Educação Antirracista, Cultura Afro-brasileira, Projeto Pedagógico, Educação, Sala de Aula

Resumo

Este artigo é fruto de reflexões produzidas a partir de um projeto pedagógico, realizado de forma interdisciplinar, junto a turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no agreste pernambucano, intitulado: “Esse lápis não me representa”. O projeto pedagógico objetivou reafirmar a importância da aplicação da Lei 10.639/2003 como ferramenta fundamental no combate ao racismo no espaço escolar. Foi vivenciado durante uma semana, com aulas expositivas e a exibição do curta metragem “Dudu e o lápis cor de pele”, que foi a peça principal para o desenvolvimento do tema proposto. Tal compreensão e prática são importantes instrumentos para fortalecer a autoestima de estudantes negros (as) ou pretos (as), que se reconhecem nestes contextos e abordagens.

Biografia do Autor

José Luiz Xavier Filho, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciado em História pela Universidade de Pernambuco, UPE/Campus Garanhuns (2012), graduando em Licenciatura em Sociologia pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2021-). Especialista em História e Cultura Afro-brasileira pelo Instituto Pedagógico de Minas Gerais, IPEMIG (2020) e em Ensino de História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante, UNIFAVENI (2020), mestrando em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos Indígenas pela Universidade de Pernambuco, UPE (2021-). Estudante no grupo de pesquisa ITESI (Itinerários Interdisciplinares em Estudos sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas) e no grupo de pesquisa NEAB (Núcleo de Estudos sobre África e Brasil) ambos pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é professor de História do quadro efetivo da rede municipal de ensino do município da Lagoa dos Gatos - PE. Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Ensino de História, História do Brasil e História e Cultura Afro-brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Antirracista, Religiões de Matrizes Africanas, Imaginário, Oralidade, História Oral, Identidade, Memória e Quilombo.

Érika de Sousa Mendonça , Universidade de Perbambuco (UPE)

Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas da Universidade de Pernambuco. Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco, na linha de pesquisa de Processos Psicossociais, Poder e Práticas Coletivas (2012-2016); Mestre pelo mesmo programa no período de 2006 a 2008; Especialista em Intervenções em Psicologia Clínica, pela Universidade Católica de Pernambuco (2004-2005). Participação no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Poder, Cultura e Práticas Coletivas (GEPCOL) da UFPE e Práticas discursivas, Interação Social e Ensino (DISCENS) da UPE. Desenvolvimento de projetos de pesquisa na linha da Psicologia Política, problematizando a juventude e questões raciais, modos e processos de subjetivação, participação política e políticas públicas de juventude.

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Publicado

2023-09-10

Como Citar

Xavier Filho, J. L., & Mendonça , Érika de S. (2023). EDUCACÃO ANTIRRACISTA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DA EDUCAÇÃO: NÃO EXISTE LÁPIS COR DE PELE: there is no skin-colored pencil. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(02), 129–145. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.110