RAÇA, ETNIA E MULTICULTURALISMO: TECNOLOGIA E DEBATE COMO MEIOS DE ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE PÚBLICA E O USO DE COLAGENS NA DIVULGAÇÃO DA LUTA CONTRA O RACISMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2022

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Antropologia Digital, Raça, Colagem

Resumo

O ensino das relações étnico-raciais frequentemente encontra adversidades nas suas abordagens em sala de aula, em consequência da defasagem da docência acerca do tema ou pelo currículo de ensino proposto pelas instituições públicas de ensino no Brasil. Visto que o tema está atrelado ao cotidiano de estudantes negros/as, na qual essa parcela é maioria nas instituições de ensino público fundamental e médio, o presente trabalho trata-se de um projeto com enfoque nas relações étnico-raciais que utilizou de oficinas a partir de um olhar da antropologia digital, na qual foram incorporadas ferramentas digitais como a colagem para a  realização de aulas no ensino médio com turmas da rede pública de Pernambuco, na escola Técnica Estadual Lucilo Ávila Pessoa, localizada na cidade de Recife.

Biografia do Autor

Bruno Viturino dos Santos, UFPE

Graduando em Ciências Socias - Licenciatura na UFPE.  Bolsista Pibic 2023 - 2024 na área da antropologia da saúde com o tema saúde reprodutiva dos pankararus. Pesquisar Pibic 2024-2025 na área da antropologia da performance, vida, relações racias e politica. Integrante do  Núcleo de Antropologia e REALidade (NA.REAL). Possui experiência nas área de Antropologia, com ênfase nas linhas de pesquisa de tecnologia, relações raciais, saúde e poder.

 

Ewerton Clécio Viturino dos Santos, UFPB

Doutorando bolsista em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Paraíba (PPGS/UFPB). Mestre em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Estadual da Paraíba (PPGRI/UEPB) na linha de pesquisa de Política Externa e Segurança Internacional. Bacharel em Relações Internacionais pela mesma instituição de ensino. Foi pesquisador bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC/Cnpq) na cota 2018/2019 com o trabalho: Escola Inclusiva e Compassiva: é possível superar o bullying, o preconceito e os estereótipos. Foi ainda monitor bolsista da disciplina de Teoria de Relações Internacionais III e monitor voluntário das disciplinas de Antropologia Cultural e Segurança Internacional. Foi representante estudantil do Centro Acadêmico de Relações Internacionais Epitácio Pessoa (CARIEP) durante a Gestão Enfrente (2017/2018) na Coordenação de Ouvidoria e Comunicação e durante a Gestão Carisma (2018/2019) na Coordenação de Ensino, Pesquisa e Extensão. Estuda Pós-Colonialidade/Decolonialidade e Relações Étnico-Raciais.

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Publicado

2024-11-10

Como Citar

Santos, B. V. dos, & Santos, E. C. V. dos. (2024). RAÇA, ETNIA E MULTICULTURALISMO: TECNOLOGIA E DEBATE COMO MEIOS DE ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA REDE PÚBLICA E O USO DE COLAGENS NA DIVULGAÇÃO DA LUTA CONTRA O RACISMO. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 232–255. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2022