HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA DIDÁTICA: UM SITE PARA (RE)CONTAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFES/CEUNES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2029

Palavras-chave:

História da Educação Matemática, Didática, UFES/CEUNES, Produto Educacional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a história da disciplina Didática na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/CEUNES) entre as décadas de 1960 e 2002. A pesquisa teve como objetivo principal construir um Produto Educacional digital que documentasse e disseminasse esse conhecimento, contribuindo para a valorização da Didática e a formação de professores. Para tanto, foram analisados documentos históricos, realizadas entrevistas com ex-professores e desenvolvido um site com recursos interativos. A metodologia utilizada combinou a análise documental com a abordagem narrativa, permitindo uma compreensão aprofundada das transformações da disciplina ao longo do tempo. Os resultados da pesquisa evidenciam a importância da Didática na formação de professores e a necessidade de preservar a memória institucional. O Produto Educacional desenvolvido, além de ser um recurso valioso para a comunidade acadêmica, demonstra o potencial das tecnologias digitais na construção de conhecimento e na promoção da aprendizagem.

Biografia do Autor

Célio Moacir dos Santos, Instituto Federal do Espírito Santo

Professor com graduação em Matemática pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-UFRRJ (2005) . Especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras-UFLA(2008) e em Formação de Mediadores em Educação à Distância pela Universidade Federal do Espírito Santo-UFES (2011) . Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas.Professor de Matemática da Rede Estadual de Educação do Espírito Santo, sócio do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática - GHEMAT-Brasil e integrante do Grupo de Pesquisas em História da Matemática e Saberes Tradicionais - GHMAT/Ifes. Doutorando no Programa de Pós - Graduação em Educação em Ciências e Matemática - Educimat, no Instituto Federal do Espírito Santo - Ifes.

Lígia Arantes Sad, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal do Espírito Santo e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999). Atualmente é professora titular, aposentada do Departamento de Matemática da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, sendo professora de matemática no Instituto Federal e Tecnológico do Espírito Santo; e Professora do Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Matemática (EDUCIMAT) do Ifes - campus Vila Velha. Pesquisa principalmente nos seguintes campos: história da matemática, educação matemática, epistemologia e diversidade cultural.

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Publicado

2024-12-01

Como Citar

Santos, C. M. dos, & Sad, L. A. (2024). HISTÓRIAS E MEMÓRIAS DA DIDÁTICA: UM SITE PARA (RE)CONTAR A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA UFES/CEUNES. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 299–317. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2029