A produção acadêmica sobre a formação de professores para a educação profissional no Brasil
Palavras-chave:
Formação de professores, Educação profissional técnica, Produção acadêmicaResumo
Este artigo apresenta parte dos resultados da análise de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos de 2004 e 2014 sobre a formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio. Foram selecionadas nos bancos de teses e dissertações disponíveis online 34 produções acadêmicas, as quais foram analisadas com base nos princípios teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético. Os resultados apontam que, em contradição com a expansão do ensino técnico nos últimos anos, o estudo sobre a formação de professores para a educação profissional técnica ainda é incipiente, precisando, portanto, ser ampliado em todo o território nacional. Apontam também a urgência de definição de políticas de Estado para a regulamentação do exercício da docência na educação profissional e da formação de professores para essa modalidade de ensino, sendo necessárias amplas discussões em favor da consolidação de tais políticas.
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBN. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 28 set. 2014.
______. Decreto n. 2208, de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2 º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D2208.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.
______. Decreto n. 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5154.htm>. Acesso em: 12 out. 2014.
______. Lei n. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.
______. Lei n. 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12772.htm>. Acesso em: 19 out. 2014.
DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: a dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade, ano XXI, n.71, p.79-115, jul. 2000.
MANFREDI, S. M. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002.
NETTO, J. P. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
OLIVEIRA, A. S. A formação do professor para a educação profissional: mapeando a produção bibliográfica. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Vitória da Conquista.
RAMOS, M. N. O trabalho e a educação: implicações para a produção do conhecimento em educação profissional. In: MOURA, D. H. (Org.). Produção de conhecimento, políticas públicas e formação docente em educação profissional. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2013.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudos de revisão: implicações conceituais metodológicas. Revista Diálogo Educação, Curitiba, v. 14, n.41, p. 165-189, jan./abr. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.