A produção acadêmica sobre a formação de professores para a educação profissional no Brasil

Autores

  • Anely Silva Oliveira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Leila Pio Mororó Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação profissional técnica, Produção acadêmica

Resumo

Este artigo apresenta parte dos resultados da análise de teses e dissertações defendidas no Brasil entre os anos de 2004 e 2014 sobre a formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio. Foram selecionadas nos bancos de teses e dissertações disponíveis online 34 produções acadêmicas, as quais foram analisadas com base nos princípios teórico-metodológicos do materialismo histórico dialético. Os resultados apontam que, em contradição com a expansão do ensino técnico nos últimos anos, o estudo sobre a formação de professores para a educação profissional técnica ainda é incipiente, precisando, portanto, ser ampliado em todo o território nacional. Apontam também a urgência de definição de políticas de Estado para a regulamentação do exercício da docência na educação profissional e da formação de professores para essa modalidade de ensino, sendo necessárias amplas discussões em favor da consolidação de tais políticas.

Biografia do Autor

Anely Silva Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Mestra em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB),Graduada em Pedagogia(UESB), habilitada em Gestão Educacional (UESB), Especialista em Políticas Públicas, Gestão e Práticas Educacionais (UESB), Especialista em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa pela UESB, Servidora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA Campus de Vitória da Conquista, Tutora do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional eTecnológica (IFBA e UAB), Pesquisadora membro do NEFOP / UESB (Núcleo de Estudos, Pesquisa e Formação de Professores).

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

A professora Leila Pio Mororó é doutora e mestre em educação pela Universidade Federal de São Carlos, UFSCar (2005) e possui graduação em Pedagogia (1989). É professora Plena com dedicação exclusiva (D.E.) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB, onde exerce as atividades de pesquisa, extensão e ensino na graduação e na pós-graduação stricto sensu em Educação. Coordena o grupo de pesquisa NEFOP, o qual é responsável por desenvolver estudos, pesquisas e ações de extensão sobre a formação de professores e o trabalho docente. Pesquisa, publica e orienta trabalhos na linha de Formação de Professores com destaque para os temas de política de formação de professores, Parfor, avaliação de cursos, trabalho docente e prática pedagógica em sua interface com as políticas educacionais.

Referências

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Publicado

20.06.2018

Como Citar

Silva Oliveira, A., & Pio Mororó, L. (2018). A produção acadêmica sobre a formação de professores para a educação profissional no Brasil. Revista Tecnia, 3(1), 7–29. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/899

Edição

Seção

Educação e Ensino