Escoamento de fluidos em tanques:

uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos

Authors

  • Rodrigo Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Edson dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Diego Ferreira Souza Cruz

Keywords:

Escoamento de fluidos, Modelos, Ensino, Protótipo

Abstract

Independentemente das discussões em torno das técnicas de ensino, são notórias a importância e a eficácia de uma abordagem teórico-prática no ensino de Ciências. Sendo assim, neste trabalho foram desenvolvidos dois protótipos para simulações de escoamento em tanques a fim de utilizá-los em aulas experimentais de Mecânica de Fluidos. Com o primeiro protótipo, foi avaliado o escoamento de água utilizando-se três diferentes diâmetros de saída. No segundo protótipo, realizaram-se ensaios com três diferentes fluidos, água, diesel (b7) e óleo vegetal de milho, em regime estacionário, por meio de bombeamento com um mesmo diâmetro de saída. Nos dois protótipos, avaliou-se o nível dos líquidos nos recipientes em função do tempo de escoamento e, com os dados obtidos, foram aplicadas as equações de Bernoulli e Torricelli e foi verificada a qualidade do método de medição. Os valores encontrados permitiram, usando tabelas e gráficos, a constatação de que, respeitados os conceitos teóricos de fluido ideal, é possível extrair resultados satisfatórios, sendo os modelos experimentais uma ferramenta ao ensino de escoamento dos fluidos.

Author Biographies

Rodrigo Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Rodrigo Ferreira Silva é Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da UFBA. Tem ampla experiência docente (ensino, orientação de trabalhos de conclusão, extensão e gestão), tendo atuado em instituições importantes como SENAI/BA, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Faculdade Estácio, Faculdade Área 1, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e UNIRB (BA).

Edson dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Mestrado em Ecologia Humana pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Especialização em Gestão, Licenciamento e Auitoria Ambiental - UNOPAR. Assistente de laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Atualmente é Colaborador técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBAIANO - Valença.

References

BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FERRARO, N. G.; RAMALHO JUNIOR, F.; SOARES, P. T. Os fundamentos da física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007.

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JÚNIOR, O. G.; BRAGA, S. A. M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.

WERLANG, R. B.; SCHNEIDER, R. S.; SILVEIRA, F. L. Uma experiência do ensino de Física de fluidos com o uso de novas tecnologias no contexto de uma escola técnica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1503, 2008.

Published

2017-06-30

How to Cite

Ferreira Silva, R., dos Santos, E., & Ferreira Souza Cruz, D. (2017). Escoamento de fluidos em tanques:: uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos. Revista Tecnia, 2(1), 85–103. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/889

Issue

Section

Educação e Ensino