Escoamento de fluidos em tanques
uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos
Keywords:
Escoamento de fluidos, Modelos, Ensino, ProtótipoAbstract
Independentemente das discussões em torno das técnicas de ensino, são notórias a importância e a eficácia de uma abordagem teórico-prática no ensino de Ciências. Sendo assim, neste trabalho foram desenvolvidos dois protótipos para simulações de escoamento em tanques a fim de utilizá-los em aulas experimentais de Mecânica de Fluidos. Com o primeiro protótipo, foi avaliado o escoamento de água utilizando-se três diferentes diâmetros de saída. No segundo protótipo, realizaram-se ensaios com três diferentes fluidos, água, diesel (b7) e óleo vegetal de milho, em regime estacionário, por meio de bombeamento com um mesmo diâmetro de saída. Nos dois protótipos, avaliou-se o nível dos líquidos nos recipientes em função do tempo de escoamento e, com os dados obtidos, foram aplicadas as equações de Bernoulli e Torricelli e foi verificada a qualidade do método de medição. Os valores encontrados permitiram, usando tabelas e gráficos, a constatação de que, respeitados os conceitos teóricos de fluido ideal, é possível extrair resultados satisfatórios, sendo os modelos experimentais uma ferramenta ao ensino de escoamento dos fluidos.
Downloads
References
BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.
FERRARO, N. G.; RAMALHO JUNIOR, F.; SOARES, P. T. Os fundamentos da física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007.
LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JÚNIOR, O. G.; BRAGA, S. A. M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.
WERLANG, R. B.; SCHNEIDER, R. S.; SILVEIRA, F. L. Uma experiência do ensino de Física de fluidos com o uso de novas tecnologias no contexto de uma escola técnica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1503, 2008.
Downloads
Published
Métricas
Visualizações do artigo: 280 PDF (Português (Brasil)) downloads: 312
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).





