Laboratório ponderal – atividade lúdica computacional para o ensino de cálculos estequiométricos
Keywords:
Atividade lúdica, Jogos, Cálculos estequiométricos, Ensino de QuímicaAbstract
Atualmente, os alunos do ensino médio se interessam cada vez menos por aulas extremamente tradicionais, que utilizam apenas o quadro, o giz e a autoridade do professor como estratégias de ensino. Assim, a busca por metodologias alternativas e diferenciadas se faz de grande importância, visando dinamizar as aulas e despertar o interesse dos alunos. Tendo em vista que esse interesse pode interferir diretamente no processo de aprendizagem, as atividades lúdicas educacionais podem incentivar o aprendizado durante as aulas. Neste trabalho, desenvolveu-se um jogo educacional online, denominado “Laboratório Ponderal”, voltado para alunos do ensino médio. Esse jogo utiliza perguntas e respostas que abordam os conceitos de leis ponderais e cálculos estequiométricos. Para concluí-lo, os alunos devem passar por três níveis de dificuldade. Esses três níveis são denominados “estagiário”, “técnico de laboratório” e “químico”. A atividade lúdica foi testada e avaliada por alunos do terceiro ano do ensino médio. Ao final da avaliação, notou-se que o jogo proposto agradou aos alunos, mostrando-se uma alternativa válida para tornar as aulas de Química mais interessantes e divertidas, além de poder ser utilizado como um material de estudos. As atividades lúdicas educacionais, entre as quais o “Laboratório Ponderal” é uma alternativa, podem ser importantes para a educação.
References
CABRERA, W. B.; SALVI, R. A ludicidade no Ensino Médio: aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5., 2005, Londrina. Anais...Londrina: Atas, 2005. p. 1-11.
CHATEAU, J. O Jogo e a Criança. 1.ed. São Paulo: Summus, 1987.
CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012.
FERREIRA, L. H.; HARTWIG, D. R.; OLIVEIRA, R. C. Ensino Experimental de Química: uma abordagem investigativa contextualizada. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 101-106, 2010.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de Química. 1.ed. Curitiba: Appris, 2015.
MELO, C. M. R. As atividades lúdicas são fundamentais para subsidiar o processo de construção do conhecimento. Información Filosófica, v. 2, n. 1, p. 128-137, 2005.
NETO, J. E.S.; SILVA, R. B.; ALVES, C. T. S.; SILVA, J. C. S. Elaboração e validação de jogos didáticos propostos por estudantes do Ensino Médio. Revista eletrônica Ludus Scientiae, v. 2, n. 2, p. 47-54, 2016.
NETO, H. S. M.; MORADILLO, E. F. Abordagem contextual lúdica e o ensino e aprendizagem do conceito de Equilíbrio Químico: O que há atrás dessa cortina. Revista Eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 142-162, jan./jul. 2017.
SILVA, B.; CORDEIRO, M. R.; KIILL, K. B. Jogo Didático Investigativo: uma ferramenta para o ensino de Química Inorgânica. Química Nova na Escola, v. 37, n. 1, p. 27-34, 2015.
SILVA, C. M. J.; ALMEIDA, H. C. R.; SILVA, J. C. S.; NETO, J. E. S. Percepção dos licenciados em Química sobre a aplicação do jogo da Química II. Revista eletrônica Ludus Scientiae, v. 1, n. 1, p. 126-141, 2017
SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas para o ensino de Química. 1.ed. Goiânia: Kelps, 2013.
SUART, R. C.; MARCONDES, M. E. R. A Manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no Ensino Médio de Química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009.
ZOOLER, U. Alternative Assessment as (Critical) Means of Facilitating HOCS-promoting teaching and learning in Chemistry Education. Chemistry Education: Research and Practice in Europe, v. 2, n. 1, p. 9-17, 2001.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2018 Revista Tecnia
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.