Um estudo iterativo acerca do discurso do sucesso midiático: um quadro revisionista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.2071

Palavras-chave:

Discurso do sucesso, Mídia, Revisão

Resumo

Diante da mirada segundo a qual o sucesso midiático perfaz um percurso de sentidos tecidos no interior da dispersão de produtos consumidos consuetudinariamente em praticamente todos os materiais de divulgação de informações, este artigo propõe-se a levantar criticamente as investigações já feitas e publicadas acerca da problemática do discurso do sucesso midiático sob a perspectiva da Análise do Discurso, de maneira a ser, para além de um estudo sistemático e interpretativo de um acontecimento expressivo na atualidade, um recenseamento dos principais textos, entre livros, artigos e capítulos, em suas diversas modalidades de expressão, cuja abordagem indagativa aprofunda-se na compreensão do discurso do sucesso mediático. Para a realização de tal objetivo, faz-se, num primeiro momento, um recorte de cunho epistemológico, ou seja, busca-se levantar apenas os resultados de pesquisas orientadas pelo aparato teórico da Análise do Discurso para detecção e tratamento interpretativo do fenômeno em questão. Pôde-se compreender as modificações das investigações sobre o discurso do sucesso midiático e suas vertentes de desdobramento, como, por exemplo, a adesão ao discurso feminista, mesmo que de forma parcial, por parte da propagação de cantoras mulheres no nicho sertanejo. Assim, pode-se afirmar que há ainda uma série de pesquisas por se fazer, porquanto o sucesso, seus representantes e seus efeitos, parecem cada vez mais estar dispersos em praticamente todos os lugares do espaço social a partir de uma série de mecanismos de construção discursiva.

Biografia do Autor

Thiago Barbosa Soares, Universidade Federal do Tocantins (UFT) - CNPq

Possui graduação em Letras, português/inglês, pela Universidade do Vale do Sapucaí (2009), em Psicologia pela Universidade Paulista (2014) e em Filosofia pela Universidade de Franca (2014), especialização em Estudos Literários pela Faculdade Comunitária de Campinas (2013), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2015) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (2018). É líder do Grupo de Estudo de Análise do Discurso (GEsTADI - UFT) e membro pesquisador do Grupo de Estudos em Análise do discurso e História das ideias linguísticas (VOX - UFSCar). É editor-chefe da revista Porto das Letras (ISSN - 2448-0819) vinculada ao programa de pós-graduação em Letras da UFT. Atua como professor nos cursos de graduação em Letras e de pós-graduação stricto sensu em Letras da Universidade Federal do Tocantins no campus de Porto Nacional. Coordenou o Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras (PPGLetras) da Universidade Federal do Tocantins (UFT) de janeiro de 2022 a janeiro de 2023. É bolsista de produtividade do CNPq (PQ-2), com experiência de pesquisa na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso francesa, atuando principalmente nos seguintes temas: mídia, sucesso, teoria e análise do texto.

Referências

FOUCAULT, M. A Arqueologia do Saber. Tradução: Luiz Felipe Baeta Neves. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

GEHRINGER, M. Sucesso passo a passo. São Paulo: Globo, 2010.

HUGHES-HALLETT, L. Heróis: salvadores, traidores e super-homens. Tradução: Maria Alice Máximo. Rio de Janeiro: Editora Record, 2007.

MAXWELL, J. O sucesso de amanhã começa hoje. Tradução: Omar de Souza. São Paulo: Mundo Cristão, 2005.

SOARES, T. B. Sucesso: discursos contemporâneos de capitalização dos sujeitos. In: SOARES, T. B. (org.). Múltiplas perspectivas em Análise do Discurso: objetos variados. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2018a.

SOARES, T. B. Vozes do sucesso: uma análise dos discursos sobre os vícios e virtudes da voz na mídia brasileira contemporânea. 2018b. Tese (Doutorado em Linguística) — Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, SP, 2018b.

SOARES, T. B. As vozes midiatizadas: o sucesso como fábrica estética de produção de sentidos. Revista CBTecLE, Santa Ifigênia, v. 4, n. 1, p. 73-89, 2021. Disponível em: https://revista.cbtecle.com.br/index.php/CBTecLE/article/view/245. Acesso em: 13 ago. 2024.

SOARES, T. B. Composição discursiva do sucesso: efeitos materiais no uso da língua. Brasília, DF: EDUFT, 2020a.

SOARES, T. B. Uma análise dos dizeres sobre a voz de sucesso midiático. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 62, p. e020016, 2020b. DOI: 10.20396/cel.v62i0.8654477. Acesso em: 12 ago. 2024.

SOARES, T. B. Descolonizar a Análise do Discurso Brasileira: um ensaio acerca da formação imaginária eurocêntrica. Periferia, Rio de Janeiro, v. 15, p. e74881, 2023a. DOI: 10.12957/periferia.2023.74881. Acesso em: 5 ago. 2024.

SOARES, T. B. El éxito de la voz: significados mediáticos circulantes en la sociedad. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 23, p. 1-14, 2023b. Disponível em: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Linguagem_Discurso/article/view/10317. Acesso em: 14 ago. 2024.

SOARES, T. B. Discurso de sucesso contemporâneo na capitalização dos sujeitos. Ideação, Paraná, v. 25, n. 2, p. 16-32, 2023c. DOI: 10.48075/ri.v25i2.30032. Acesso em: 14 ago. 2024.

SOARES, T. B. Estados da voz de sucesso: discursividades presentes no jornal “O Estado De S. Paulo”. Cadernos de Linguagem e Sociedade, Brasília, DF, v. 24, n. 1, p. 9-26, 2023b. DOI: 10.26512/les.v24i1.45792. Acesso em: 14 ago. 2024.

SOARES, T. B. Discurso do Sucesso: sentidos e sujeitos de sucesso no Brasil contemporâneo. Revista Estudos Linguísticos, São Paulo, v. 45, n. 3, p. 1082-1091, 2016. DOI: 10.21165/el.v45i3.658. Acesso em: 8 ago. 2024.

SOARES, T. B. Discursos do sucesso: a produção de sujeitos e sentidos do sucesso no Brasil contemporâneo. São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2017.

SOARES, T. B. O sucesso da voz na mídia: dizeres sobre o discurso vocal. In: SOARES, T. B. Percurso Discursivo: heterogeneidades epistemológicas aplicadas. Campinas: Pontes Editores, 2022.

SOARES, T. B. Sentidos da voz: uma análise das unidades de discurso presentes no campo da oratória. Humanidades & Inovação, Tocantins, v. 6, n. 8, 2019. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/929. Acesso em: 5 ago. 2024.

SOARES, T. B. Sobre a voz de sucesso midiático: uma análise da construção discursiva do sucesso de Ana Castela na revista Veja. Muiraquitã: Revista de Letras e Humanidades, Acre, v. 12, n. 1, 2024a. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/mui/article/view/7337. Acesso em: 15 ago. 2024.

SOARES, T. B. Voz, mídia e sucesso: sons, sentidos e sociedade. Campinas: Pontes Editores, 2024b.

SOARES, T. B.; BOUCHER, D. F. A estética do sucesso vocal: discursos engendrados na construção de vozes de sucesso midiático. Anuário de Literatura, Santa Catarina, v. 25, n. 2, p. 101-118, 2020. DOI: 10.5007/2175-7917.2020v25n2p101. Acesso em: 12 ago. 2024.

VICO, G. Ciência nova. Tradução: Sebastião José Roque. São Paulo: Icone, 2008.

WONG, R. O sucesso está no equilíbrio. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

Downloads

Publicado

28.03.2025

Como Citar

Soares, T. B. (2025). Um estudo iterativo acerca do discurso do sucesso midiático: um quadro revisionista. Revista Tecnia, 9(2), 12. https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i2.2071

Edição

Seção

Ciência Humanas e Sociais, Letras e Artes

Categorias