Escoamento de fluidos em tanques:
uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos
Palavras-chave:
Escoamento de fluidos, Modelos, Ensino, ProtótipoResumo
Independentemente das discussões em torno das técnicas de ensino, são notórias a importância e a eficácia de uma abordagem teórico-prática no ensino de Ciências. Sendo assim, neste trabalho foram desenvolvidos dois protótipos para simulações de escoamento em tanques a fim de utilizá-los em aulas experimentais de Mecânica de Fluidos. Com o primeiro protótipo, foi avaliado o escoamento de água utilizando-se três diferentes diâmetros de saída. No segundo protótipo, realizaram-se ensaios com três diferentes fluidos, água, diesel (b7) e óleo vegetal de milho, em regime estacionário, por meio de bombeamento com um mesmo diâmetro de saída. Nos dois protótipos, avaliou-se o nível dos líquidos nos recipientes em função do tempo de escoamento e, com os dados obtidos, foram aplicadas as equações de Bernoulli e Torricelli e foi verificada a qualidade do método de medição. Os valores encontrados permitiram, usando tabelas e gráficos, a constatação de que, respeitados os conceitos teóricos de fluido ideal, é possível extrair resultados satisfatórios, sendo os modelos experimentais uma ferramenta ao ensino de escoamento dos fluidos.
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