Escoamento de fluidos em tanques:

uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos

Autores

  • Rodrigo Ferreira Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Edson dos Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)
  • Diego Ferreira Souza Cruz

Palavras-chave:

Escoamento de fluidos, Modelos, Ensino, Protótipo

Resumo

Independentemente das discussões em torno das técnicas de ensino, são notórias a importância e a eficácia de uma abordagem teórico-prática no ensino de Ciências. Sendo assim, neste trabalho foram desenvolvidos dois protótipos para simulações de escoamento em tanques a fim de utilizá-los em aulas experimentais de Mecânica de Fluidos. Com o primeiro protótipo, foi avaliado o escoamento de água utilizando-se três diferentes diâmetros de saída. No segundo protótipo, realizaram-se ensaios com três diferentes fluidos, água, diesel (b7) e óleo vegetal de milho, em regime estacionário, por meio de bombeamento com um mesmo diâmetro de saída. Nos dois protótipos, avaliou-se o nível dos líquidos nos recipientes em função do tempo de escoamento e, com os dados obtidos, foram aplicadas as equações de Bernoulli e Torricelli e foi verificada a qualidade do método de medição. Os valores encontrados permitiram, usando tabelas e gráficos, a constatação de que, respeitados os conceitos teóricos de fluido ideal, é possível extrair resultados satisfatórios, sendo os modelos experimentais uma ferramenta ao ensino de escoamento dos fluidos.

Biografia do Autor

Rodrigo Ferreira Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Rodrigo Ferreira Silva é Engenheiro Químico pela Universidade Federal de Sergipe e mestre em Engenharia Química pela Escola Politécnica da UFBA. Tem ampla experiência docente (ensino, orientação de trabalhos de conclusão, extensão e gestão), tendo atuado em instituições importantes como SENAI/BA, Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Faculdade Estácio, Faculdade Área 1, Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE) e UNIRB (BA).

Edson dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)

Possui graduação em Biotecnologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2014). Mestrado em Ecologia Humana pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Especialização em Gestão, Licenciamento e Auitoria Ambiental - UNOPAR. Assistente de laboratório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA. Atualmente é Colaborador técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBAIANO - Valença.

Referências

BRUNETTI, F. Mecânica dos fluidos. 2. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2008.

FERRARO, N. G.; RAMALHO JUNIOR, F.; SOARES, P. T. Os fundamentos da física. 9. ed. São Paulo: Moderna, 2007.

LIMA, M. E. C. C.; AGUIAR JÚNIOR, O. G.; BRAGA, S. A. M. Aprender ciências: um mundo de materiais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Edusp, 2008.

WERLANG, R. B.; SCHNEIDER, R. S.; SILVEIRA, F. L. Uma experiência do ensino de Física de fluidos com o uso de novas tecnologias no contexto de uma escola técnica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 1503, 2008.

Downloads

Publicado

30.06.2017

Como Citar

Ferreira Silva, R., dos Santos, E., & Ferreira Souza Cruz, D. (2017). Escoamento de fluidos em tanques:: uma ferramenta alternativa para o ensino de Mecânica dos Fluidos. Revista Tecnia, 2(1), 85–103. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/889

Edição

Seção

Educação e Ensino