EDUCACÃO ANTIRRACISTA E O COMPROMISSO ÉTICO-POLÍTICO DA EDUCAÇÃO: NÃO EXISTE LÁPIS COR DE PELE
there is no skin-colored pencil
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.110Palavras-chave:
Educação Antirracista, Cultura Afro-brasileira, Projeto Pedagógico, Educação, Sala de AulaResumo
Este artigo é fruto de reflexões produzidas a partir de um projeto pedagógico, realizado de forma interdisciplinar, junto a turmas dos 6º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no agreste pernambucano, intitulado: “Esse lápis não me representa”. O projeto pedagógico objetivou reafirmar a importância da aplicação da Lei 10.639/2003 como ferramenta fundamental no combate ao racismo no espaço escolar. Foi vivenciado durante uma semana, com aulas expositivas e a exibição do curta metragem “Dudu e o lápis cor de pele”, que foi a peça principal para o desenvolvimento do tema proposto. Tal compreensão e prática são importantes instrumentos para fortalecer a autoestima de estudantes negros (as) ou pretos (as), que se reconhecem nestes contextos e abordagens.
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