Resenha: VINCK, Dominique. Humanidades digitales: La cultura frente a las nuevas tecnologías. Barcelona: Gedisa, 2018.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2114

Palavras-chave:

Humanidades digitais, Patrimônio Cultural, Desigualdade Tecnológica

Resumo

A obra Humanidades Digitais: A Cultura frente às novas tecnologias, de Dominique Vinck, examina as transformações das ciências humanas em resposta à digitalização e ao uso de novas tecnologias. Vinck discute a desmaterialização do patrimônio cultural, o impacto da quantificação nas análises humanísticas, e os desafios éticos e metodológicos trazidos pela adoção de ferramentas digitais. A obra também explora as desigualdades tecnológicas entre o norte e o sul global, bem como a predominância do inglês na produção acadêmica digital. Vinck argumenta que, embora as tecnologias ofereçam novas possibilidades, é essencial preservar os valores tradicionais das ciências humanas, como a reflexão crítica e o compromisso ético.

Biografia do Autor

Luciana Sanguiné , PUCRS

Doutoranda em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestra em Gestão de Projetos de Tecnologia da Informação pela University of Essex (Reino Unido), e graduada em Gestão de TI e História pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).

Referências

VINCK, Dominique. Humanidades digitales: La cultura frente a las nuevas tecnologías. Barcelona: Gedisa, 2018. 157 p.

Downloads

Publicado

2025-09-22

Como Citar

Sanguiné , L. (2025). Resenha: VINCK, Dominique. Humanidades digitales: La cultura frente a las nuevas tecnologías. Barcelona: Gedisa, 2018 . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(8), 316–321. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i8.2114

Artigos Semelhantes

<< < 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.