Sobre História (Pública) on instagram: experiences and potentialities of the meme for the scientific communication and historic knowledge making

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2011

Keywords:

Popular History, Public History, Internet Memes, Digital Media

Abstract

The importance of scientific dissemination for history, and its relationship with digital technologies is indisputable. In this context, it is imperative to consider novel approaches to disseminating historical knowledge in digital environments, particularly as a counterpoint to the prevalent denialism and revisionism. Memes have emerged as a medium capable of achieving these objectives. By incorporating historical themes and content into memes – often using humor – it is possible to foster the development of critical thinking and stimulate discourse on historical topics within digital communities, with the aim of bridging the gap between academic knowledge and the general public. Consequently, this study aims to present preliminary experiences from the extension project titled “Sobre História (Pública)”, which is affiliated with the History Teaching Laboratory (LEH/UFPEL) and the Clio HD Portal.

Author Biographies

Franciele Silva Soares, Universidade Federal de Pelotas

Tem experiência na área de História, com ênfase em História 

Leonardo da Silva Lopes, Universidade Federal de Pelotas

Possui Ensino Médio pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense Campus Pelotas (2022). Atualmente é graduando no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal de Pelotas.

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal de Pelotas

É Professor Adjunto do Departamento de História (Instituto de Ciências Humanas) da Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. É Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, onde realizou uma pesquisa, sob orientação da Prof. Dr. Kátia Maria Abud (USP), acerca da formação da identidade e consciência histórica de professores de História atuantes na Educação de Jovens e Adultos. É mestre em História Social pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, na linha de pesquisa História e Ensino de História, onde realizou uma pesquisa, sob a orientação da Prof. Dr. Regina Célia Alegro, acerca dos saberes históricos e consciência histórica de alunos da Educação de Jovens e Adultos. É Graduado em História (Licenciatura plena) pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Atualmente é chefe do departamento de História ICH/UFPEL (2022-2024). Atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/UFPEL) na linha de pesquisa: Culturas: entre ensino, linguagens e formação de sentidos. É coordenador Laboratório de Ensino de História - LEH/UFPEL, vice-coordenador do grupo de pesquisa HEDUCA - História e Educação: textos, escritas e leituras (HEDUCA/CNPq), e coordenador do projeto Portal Clio HD: acervo de fontes e objetos digitais para o ensino e a pesquisa em História. É membro colaborador do Laboratório de Ensino e Aprendizagem de História (LAEH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História (ABEH biênios: 2022-2023 e 2024-2025). Sócio da ABEH e ANPUH. É autor de diferentes artigos e capítulos de livros e organização de dossiês que abordam temas relativos ao ensino de História, a Didática da História e questões do tempo presente. Tem interesses em temas investigativos que abordam o ensino de História, saberes históricos, pensamento histórico, Didática da História, consciência histórica, Educação de Jovens e Adultos, identidade e formação histórica docente e discente. Recentemente os interesses foram ampliados para a história e suas interfaces com as tecnologias digitais, cultura digital, humanidades digitais, História Digital, fontes históricas digitais, mídias digitais e educação patrimonial.

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Published

2024-11-04

How to Cite

Soares, F. S., Lopes, L. da S., & Bonete, W. J. (2024). Sobre História (Pública) on instagram: experiences and potentialities of the meme for the scientific communication and historic knowledge making. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 171–190. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2011