“História Pública Ambiental”

beyond of theareflection on practices on the social media Instagram academic walls through the social media Instagram and reflecting on practices

Authors

DOI:

10.59616/cehd.v3i9.2674

Keywords:

Public History, Self-reflexivity, Social Media

Abstract

Intense acceleration in daily, multiple crises and (dis)encounters cross us at all times and places, virtually or not. So it's important to consider: how can history manifest itself in these dynamics? Focusing on climate/environmental crises and the Instagram social network, thinking about the contributions of Public History(s) points to possibilities that go beyond the dissemination of knowledge and move towards the construction of knowledge that is attentive to social processes, their changes and tensions. In order to do this, we used the Public History and Environmental History literature to provide a basis for reflection on past issues. With regard to Instagram, we collected data from the metrics provided by the platform itself, which took into account the engagement with the Environmental Public History profile. Environmental History as an approach and Public History as a area of practice have broadened connections with audiences in the digital space.

Author Biographies

Denilton Gabriel Ambrosio da Rocha, UFGD

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Paraná (2023) e graduação em Filosofia (2a licenciatura) pelo Centro universitário UniFatecie (2024). Mestrado em HISTÓRIA pela Universidade Estadual do Paraná (2025). Atualmente é professor temporário na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: jesuitismo, século XVIII, natureza amazônica e educação ambiental.

Eulália Maria Aparecida de Moraes, Universidade Estadual do Paraná

Graduada em História (1998) e Mestre em Geografia em "Análise Regional" pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/2001). Doutora em História Social, "Cultura e Poder" pela Universidade Federal do Paraná (UFPR/2006). Professora Associada da Universidade Estadual do Paraná - Unespar/Campus de Paranavaí - Departamento de História. Pesquisadora na área de História do Brasil Colônia orientada por fontes documentais produzidas por cronistas religiosos, relatos ou narrativas de colonizadores, viajantes e/ou naturalistas dos séculos XVI ao XIX. Sobre o século XVIII, tido como o período de rompimento com o tradicional pensamento religioso cristão as ações que se seguem, denominadas Iluminismo ou Luzes são contempladas por nossa pesquisa por meio das explorações das Viagens Philosophicas desenvolvidas por naturalistas luso-brasileiros em expedições coordenadas por Portugal ao Brasil e África. Os estudos não tratam apenas da sistemática da natureza e observações empreendidas pela nascente Ciência Moderna nos territórios ultramarinos lusos, à exemplo das moléstias da África como a malária, a doença do sono ou mesmo em se tratando da reformulação do conceito de imperialismo ecológico para o Novo Mundo. Com base na Lei 10.639/03 entendemos que do continente africano subtraiu-se uma imensa riqueza tecnológica, cultural e simbólica dando condições e desenvolvimento a uma sociedade altamente complexa aqui na América. Atentando para com relatos de viajantes que, em suas narrativas, deram vazão ao inverossímil, à fantasia, ao preconceito, buscamos expandir e consolidar conhecimentos históricos e geográficos dos sertões da América portuguesa e regiões africanas em colonização e desta forma contribuir para com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico Raciais e para o Ensino da História e Cultura Afro brasileira e Africana.

References

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista brasileira de educação, p. 20-28, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

BUCZENKO, Gerson Luiz. História e educação ambiental: um caminho compartilhado. In: Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente: Avanços, Retrocessos e Novas Perspectivas-Volume 2. Editora Científica Digital, 2022. p. 319-331. Disponível em: https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220107485.pdf. Acesso em: 19 nov. 2025.

CARVALHO, Bruno Leal Pastor de. História Pública e Redes Sociais na Internet: Elementos Iniciais Para Um Debate Contemporâneo. Transversos: Revista de História. Rio de Janeiro, v. 07, n. 07, set. 2016. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/transversos/article/view/25602. Acesso em: 19 nov. 2025.

DE ALMEIDA ROCHA, Juliana; ARAÚJO, Juliano José de. História pública produzida pelo povo indígena Paiter Suruí: apresentação da etnia na rede social Instagram @paiter_surui. Revista Histórias Públicas, [S. l.], v. 2, n. 4, p. 196–217, 2024. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/historiaspublicas/article/view/8393. Acesso em: 7 jan. 2025.

DE SOUZA, Laís Machado; FIGUEIREDO, Roniel Santos. Desdobramentos pedagógicos da utilização do instagram para a promoção da Educação Ambiental. Revista Interdisciplinar Sulear, p. 138-152, 2021. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/sulear/article/view/5345. Acesso em: 19 nov. 2025.

DEAN, Warren. A ferro e fogo: a história e a devastação da Mata Atlântica brasileira. Tradução de Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhias das Letras, 1996.

DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. O mito moderno da natureza intocada. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 2008.

DRUMMOND, José Augusto. A História Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 4, n. 8, 1991. p. 177-197. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/reh/article/view/2319. Acesso em: 19 nov. 2025.

DRUMMOND, José Augusto. Devastação e preservação ambiental: os parques nacionais do estado do Rio de Janeiro. Niterói: EDUFF, 1997.

ESTEVAM, Bread Soares. Da crise ambiental ao despertar da consciência ecológica: Diálogos entre a História Ambiental e a Educação Ambiental. Revista do Lhiste-Laboratório de Ensino de História e Educação, v. 4, n. 6, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/revistadolhiste/article/view/84967. Acesso em: 19 nov. 2025.

GUSMÃO, Cainã Carneiro. O Processo de Institucionalização do Movimento Ambientalista de Niterói (1980-1991): Ο Público e o Porvir Provável. 178. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em História – Mestrado. Universidade Federal Fluminense. Niterói, 2018. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/2187.pdf. Acesso em: 19 nov. 2025.

KELLEY, Robert. Public history: Its origins, nature, and prospects. The public historian, p. 16-28, 1978. Disponível: https://www.jstor.org/stable/3377666. Acesso em: 19 nov. 2025.

KOLBERT, Elizabeth. A sexta extinção: uma história não natural. Tradução: Mauro Pinheiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2015.

LEAL, Bruno Souza; ANTUNES, Elton. O testemunho midiático como figura de historicidade: implicações teórico-metodológicas Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 129, agosto-noviembre, 2015, p. 213-228. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/160/16057397014.pdf. Acesso em: 19 nov. 2025.

LETENSKI, Ricardo; GUIMARÃES, Gilson Burigo; PIEKARZ, Gil Francisco; MELO, Mário Sérgio de. GEOTURISMO NO PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA: NAS TRILHAS DA DISSOLUÇÃO. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas, 2(1), p. 5-15, 2009. Disponível em: https://ead.uepg.br/geocultura/200001024-c54d0c6428/Letenski%20et%20al%202009%20nas%20trilhas%20da%20dissolu%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso em: 20 nov. 2025.

MARRAS, Stelio; TADDEI, Renzo (orgs). O Antropoceno: sobre modos de compor mundos. Belo Horizonte: Fino Traço, 2022.

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Diário Oficial da União, Brasília, 2000. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 19 nov. 2025.

NOIRET, Serge. História Pública Digital. Liinc em Revista, [S. l.], v. 11, n. 1, 2015. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3634. Acesso em: 27 set. 2024.

PÁDUA, José A. Vivendo no Antropoceno: incertezas, riscos e oportunidades. In: museu do amanhã. Rio de Janeiro: MA, 2015. Disponível em: https://museudoamanha.org.br/livro/10vivendo-noantropoceno.html. Acesso em 19 nov. 2025.

PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da história ambiental. Estudos avançados, 24 (68), p. 81-101, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/Q4JBvrMMzw6gBvWhsshnKXN/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

PÁDUA, José Augusto. Um sopro de destruição: pensamento político e crítica ambiental no Brasil escravista (1786-1888). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002.

PÁDUA, José Augusto; CARVALHO, Alessandra Izabel de. A construção de um país tropical: apresentação da historiografia ambiental sobre o Brasil. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.27, n.4, out.-dez. 2020, p.1311-1340. Disponível em: https://www.scielo.br/j/hcsm/a/4ZNMfLkYp3mp7gwK3GnK4dg/?format=html&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

PÁDUA, José Augusto; SARAMAGO, Victoria. O Antropoceno na perspectiva da análise histórica: uma introdução. Topoi (Rio de Janeiro), v. 24, n. 54, p. 659-669, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/HZsSJNVh6CbQTLzRKNNTWbP/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

PÁDUA, José Augusto. Localizando a História do Antropoceno: o caso do Brasil. In: DANOWSKI, Déborah; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo; SALDANHA, Rafael. (org.). Os mil nomes de Gaia: do Antropoceno à Idade da Terra. Rio de Janeiro: Ed. Machado, 2022. v. 1, p. 187-217.

PEREIRA, Elenita Malta; LOPES, Alfredo Ricardo Silva. A última catástrofe planetária? História ambiental e história do tempo presente, uma aproximação necessária. Tempo, v. 30, n. 1, 2024. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/K5kKctzFrxSBY9THn7bD6Jx/?format=html&lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

PEREIRA, Vilmar; ZITKOSKI, Jaime. Racionalidade antropocena e educação ambiental. Praxis & Saber, v. 15, n. 41, e15810, 2024. Disponível em: http://www.scielo.org.co/scielo.php?pid=S2216-01592024000200002&script=sci_arttext&tlng=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

PINO, Juliana Pereira. História ambiental e ensino de história: caminhos possíveis. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, [S. l.], v. 7, n. 2, p. 1-17, 2024. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BJAER/article/view/68995. Acesso em: 18 nov. 2025.

PRADO, Giliard da Silva. Por uma história digital: o ofício de historiador na era da internet. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 13, n. 34, 2021. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180313342021e0201. Acesso em: 27 set. 2024.

ROCHA, Denilton Gabriel Ambrosio da. Educação ambiental na perspectiva histórica: os tesouros descobertos (XVIII) de João Daniel para os públicos no Instagram (XXI). 149f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em História Pública – Mestrado. Universidade Estadual do Paraná, Campus de Campo Mourão. Campo Mourão, 2025. Disponível em: https://repositorio.unespar.edu.br/items/189a8afb-2dc3-4be3-9d95-8b5226821a01/full. Acesso em: 19 nov. 2025.

ROCHA, Juliana de Almeida. Produção Paiter Suruí sob perspectiva da história pública na rede social Instagram @paiter_surui. 2023. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) – Departamento Acadêmico de História (DAH), da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, Campus José Ribeiro Filho de Porto Velho (RO). Disponível em: https://ri.unir.br/jspui/handle/123456789/5535. Acesso em: 19 nov. 2025.

ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira. História Pública: um desafio democrático aos historiadores. In: REIS, Tiago Siqueira; SOUZA, Carla Monteiro de; OLIVEIRA, Monalisa Pavonne; JÚNIOR, Américo Alves de Lyra (orgs). História do Tempo Presente. Boa Vista: Editora da UFRR, v. 2, 2020.

ROVAI, Marta. Publicizar sem simplificar: o historiador como mediador ético. In: ALMEIDA, Juniele Rabêlo de; MENESES, Sônia (Orgs.). História Pública em debate: patrimônio, educação e mediações do passado. São Paulo: Letra e Voz, p. 185-196, 2018.

SANTHIAGO, Ricardo. História pública e autorreflexividade: da prescrição ao processo. Revista Tempo e Argumento, v. 10, n. 23, p. 286-309, 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3381/338158035010/338158035010.pdf. Acesso em: 19 nov. 2025.

SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos; COELHO, George Leonardo Seabra. O Antropoceno e suas relações com a história dos games. Topoi, Rio de Janeiro, v. 24, n. 54, set./dez. 2023, p. 747-769. Disponível em: https://www.scielo.br/j/topoi/a/RmHJQHStXVZZNJGs3WQWzhK/?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2025.

SEVILHA, Fabíula. História Ambiental e História Pública: perspectivas para (re)acender o diálogo no Brasil. Revista Brasileira de História, v. 43, n. 93, 2023, p. 311-331. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/cwf7FYhsH5NL3LZVLJcJL4B/?lang=pt. Acesso em: 19 nov. 2025.

SOARES, Franciele Silva; DA SILVA LOPES, Leonardo; BONETE, Wilian Junior. Sobre História (Pública) no Instagram: Experiências e Potencialidades do Meme para a Divulgação e Construção do Conhecimento Histórico. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, v. 2, n. 6, p. 171-190, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2011. Acesso em: 19 nov. 2025.

SOUZA, Graziella Plaça Orosco de; FLUMINHAN, Antonio. A História Ambiental no Processo de Educação Ambiental. Colloquium Humanarum, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 21-29, 2015. Disponível em: https://journal.unoeste.br/index.php/ch/article/view/1280. Acesso em: 19 nov. 2025.

SULIANI, Carla; KLANOVICZ, Jó; DA SILVA, Claiton Marcio. Antropoceno: história, historiografia e perspectivas. Revista Cadernos do Ceom, v. 36, n. 59, p. 40-55, 2023. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rcc/article/view/7595. Acesso em: 19 nov. 2025.

Published

2025-12-23

Métricas


Visualizações do artigo: 1     pdf (Português (Brasil)) downloads: 8

How to Cite

ROCHA, Denilton Gabriel Ambrosio da; MORAES, Eulália Maria Aparecida de. “História Pública Ambiental”: beyond of theareflection on practices on the social media Instagram academic walls through the social media Instagram and reflecting on practices. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, [S. l.], v. 3, n. 9, p. 279–299, 2025. DOI: 10.59616/cehd.v3i9.2674. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2674. Acesso em: 25 dec. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.