MULTILETRAMENTOS E BLOGS NO ENSINO: PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.618

Keywords:

Blog, Multiletramentos, Língua Portuguesa, PIBID, Gênero Notícia

Abstract

We describe the inclusion of the blog and multiliteracies in Portuguese language teaching practices in two state schools in Porto Nacional. There was collaborative action research, documentary data collection and participant observation. We base ourselves on Freire (2002) and on multiliteracies (ROJO, 2013; COPE; KALANTZIS, 2015). We held workshops in two categories: a) creation of blogs and posts for participants of the PIBID Portuguese Language at UFT; b) blog post by students from Pibid partner schools in Porto Nacional based on a didactic sequence in the news genre conducted by Pibid In both cases, the results obtained showed involvement in digital practices and development in reading and writing from the protagonism of school students and teachers in training. We describe the insertion of the blog and multiliteracies in Portuguese language teaching in two state schools in Porto Nacional. There was collaborative action research with participant observation. We base ourselves on Freire (2002) and on multiliteracies (ROJO, 2013; COPE; KALANTZIS, 2015). We held workshops during the year 2022 in two categories: a) creation of blogs and posts for participants of PIBID Portuguese Language at UFT; b) blog post with students from Pibid partner schools in Porto Nacional based on a didactic sequence (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004) adapted to the school and university. There was involvement in digital practices and development in reading and writing based on the protagonism of school students and teachers in training.

Author Biographies

Alice Rocha Santos, Universidade Federal do Tocantins

Cursando Letras Português na Universidade Federal do Tocantins, Campus Porto Nacional. Participa como monitora da Liga Acadêmica de Estudos Linguísticos e Literários (LAEL), foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação á Docência (PIBID), apresentando oficinas nas escolas e trabalhos acerca da experiência obtida no programa. Atualmente participando dos programas Residência Pedagógica (RP) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC).

Adriana Carvalho Capuchinho, Universidade Federal do Tocantins

Atua como professora adjunta no Curso de Licenciatura em Letras - Língua Inglesa da Universidade Federal do Tocantins e do Programa de Pós Graduação em Letras da mesma universidade, orientando nas áreas de Formação de professores de línguas, em Tecnologias digitais e multiletramentos no ensino-aprendizagem de línguas e literaturas, em Leitura e escrita em ambientes digitais, bem como em Literatura e Imaginário (em rito, mito e transformação social), especialmente em dramaturgia. Atua nas disciplinas de formação de professores em língua inglesa, em Literaturas modernas de língua inglesa e Ensino de Línguas e literaturas mediados pelas TDIC. Coordena o núcleo Pibid do curso de Letras da UFT desde 2018.Bacharel com Licenciatura em Letras Inglês e Português e em Ciências Sociais, ambos pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Aperfeiçoamento em pesquisa e mestrado em Antropologia Social, ambos pelo Departamento de Antropologia Social também da FFLCH-USP com bolsa CNPq. Doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pelo Departamento de Letras Modernas (FFLCH-USP) com bolsa CAPES, desenvolvendo pesquisa em dramaturgia irlandesa, especificamente para o ritual como índice de transformação social na obra de Brian Friel. Atualmente desenvolve pesquisa voltada para a utilização de recursos digitais durante a formação de professores de línguas e nas práticas literárias. Líder do grupo de pesquisas Tecnologias Digitais e Multimodalidade no Ensino-aprendizagem de Línguas e Literaturas com registro no CNPq desde 2015. 

Richardson Carvalho Melo, Secretaria da Educação do Tocantins

Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal do Tocantins (2007) e mestrado em Letras com ênfase em Linguística Aplicada também pela UFT (2021). Atualmente, é professor da educação básica da Escola Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira, professor - Col Est Ana Macedo Maia, professor do Instituto Gênesis, professor - Esc Est Brasil, professor - Preparatório COC Vestibulares, professor - Col Est Prof. Alcides Rodrigues Aires e professor - CEM Félix Camoa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa. Foi supervisor bolsista do Pibid de Língua Portuguesa da UFT (2020-2022). É preceptor do Residência Pedagógica de Língua Portuguesa da UFT (2022-2024).

Rafael Lisboa da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Língua portuguesa e suas respectivas Literaturas pela Universidade Federal do Tocantins. Mestrando pelo Programa de Pós Graduação em Letras da Universidade Federal do Tocantins. Ex- Bolsista CAPES/PIBID- Núcleo de Língua Portuguesa. Atuou como tesoureiro do Centro Acadêmico de Letras Carolina Maria de Jesus. Foi Bolsista do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Cientifica (PIVIC), sediado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Desenvolve pesquisa na áreas da Linguística Aplicada e Literatura. Membro do Núcleo de Estudos Afro brasileiros da Universidade Federal do Tocantins, campus Porto Nacional. 

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Published

2024-04-29

How to Cite

Santos, A. R., Capuchinho, A. C., Melo, R. C., & Silva, R. L. da. (2024). MULTILETRAMENTOS E BLOGS NO ENSINO: PROTAGONISMO E CRIATIVIDADE COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(04), 181–207. https://doi.org/10.59616/cehd.v1i4.618