A Pantera Loura e o fazer historiográfico: o uso do objeto-fonte histórias em quadrinhos para a síntese crítica teórico-metodológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.107

Palavras-chave:

Historiografia, Objeto-Fonte, Teoria-Metodologia, histórias em quadrinhos, Pantera Loura

Resumo

O trabalho faz uso da personagem de histórias em quadrinhos chamada Pantera Loura para exemplificar o fazer historiográfico abarcado teórica e metodologicamente. Propõe um debate crítico sobre os usos das histórias em quadrinhos como objetos do passado e fontes históricas e as importantes inferências de teorias e metodologias na sua prática. Perpassa os caminhos experimentados pela própria historiografia, com destaque às transformações promovidas pela Escola dos Annales, para que tal tipologia narrativa de entretenimento migrasse de produto de consumo fútil para possibilidade analítica de representações, imaginários e discursos produzidos e consumidos pelo passado. O trabalho faz uso de procedimento didático sobre a aplicação de teorias e metodologias para a contemplação de uma produção coesa e crítica que possamos assegurar enquanto narrativa historiográfica. Responde às imprecisões discursivas produzidas sobre a condição dialética objeto-fonte como legitimadora de narrativa carente da condição dialética teoria-metodologia. Faz-se enquanto contribuição crítica à historiografia das histórias em quadrinhos.

Biografia do Autor

Savio Queiroz Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando pelo Programa de Pós Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - trabalhando as relações História e Ficção nas Representações Políticas nas histórias em quadrinhos. Mestre em História pelo curso stricto sensu do Programa de Pós-graduação em História do Brasil (PPGHB) da Universidade Salgado de Oliveira - UNIVERSO, onde trabalhou os vestígios discursivos e imaginários dos Feminismos na personagem-produto Mulher Maravilha. Possui graduação em História - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Católica do Salvador (2008). Membro do Grupo de Trabalho de Estudos de Gênero ? ANPUH-BA. Membro do Laboratório de Estudos sobre a Transmissão e História Textual na Antiguidade e no Medievo (LETHAM). Membro da Red Internacional Multidisciplinar en Estudios de Género (RIMEG) das Universidad Nacional de Cuyo (Argentina), Universidade Federal de Bahia (UFBA) e Universidad de Sevilla (Sevilla, España). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, Fontes Histórias (de paleografia aos quadrinhos), História Pública e Relação História e Ficção, atuando principalmente nos seguintes temas: história cultural dos quadrinhos, super-heroínas/super-heróis, documento quadrinho, teoria e método da historiografia contemporânea e história dos Estados Unidos. Possui pesquisas nos estudos de representação da África e História da África nas histórias em quadrinhos e nos estudos de representação de gênero, sexualidade e Feminismos, também usando as histórias em quadrinhos como objetos e fontes. Autor do livro Mulher Maravilha para Presidente! - História, Feminismos e Mitologia nas Histórias em Quadrinhos (editora Devires, 2019).

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Publicado

2023-05-02

Como Citar

Queiroz Lima, S. (2023). A Pantera Loura e o fazer historiográfico: o uso do objeto-fonte histórias em quadrinhos para a síntese crítica teórico-metodológica. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(01), 182–195. https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.107

Edição

Seção

Artigos