Debatendo questões científicas e político-econômicas em torno da depleção do ozônio estratosférico

Autores

  • Ângelo Francklin Pitanga Professor EBTT do IFBA, Campus Paulo Afonso. Professor Colaborador do Programa Multi-institucional em Difusão do Conhecimento – UFBA/IFBA/UEFS/UNEB/CIMATEC

Palavras-chave:

Ozônio, Depleção Estratosférica, Questões Científicas, Protocolo de Montreal, Questões Político-Econômicas

Resumo

A passagem dos trinta anos da assinatura do Protocolo de Montreal foi o ponto de partida para iniciarmos uma série de investigações sobre o ozônio, a depleção da camada estratosférica e o banimento do uso gases de refrigeração, conhecidos como CFCs (clorofluorcarbonetos). Publicação recente em outro periódico científico foi motivadora e incentivadora para a escrita deste artigo, que, por meio de pesquisa bibliográfica, tem por objetivo debater sobre a depleção do ozônio estratosférico, vista por muitos como uma questão científica definida. Porém, ainda são pouco conhecidos os debates que relacionam o envolvimento de possíveis interesses político-econômicos na discussão do tema.   

Biografia do Autor

Ângelo Francklin Pitanga, Professor EBTT do IFBA, Campus Paulo Afonso. Professor Colaborador do Programa Multi-institucional em Difusão do Conhecimento – UFBA/IFBA/UEFS/UNEB/CIMATEC

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2003), Mestrado em Química pela Universidade Federal de Sergipe (2009) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Docente do Instituto Federal de Sergipe-Campus Lagarto. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFS) e em Ensino de Ciências Ambientais (ProfCiamb/UFS). Tem experiência na área de Química, com ênfase em Educação em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Química, Educação Ambiental, Formação de Professores, CTS e Química verde. Com desenvolvimento de Três projetos de pesquisas e extensão: 1) Desenvolvendo Pensamento Complexo no Ensino de Ciências a partir da Pedagogia 5Cs: Complexidade, Conhecimento Científico, Criatividade, Colaboração e Cidadania; 2) IFMAKER: Laboratório de Ensinagens, Prototipagens e Ideias do campus de Lagarto - atuando na condição de coordenador; 3) Hackaton: 1 Desafio em Prototipagem e Impressão 3D da educação Básica de Sergipe - financiado pela FAPITEC/SE.

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Publicado

28.12.2018

Como Citar

Francklin Pitanga, Ângelo. (2018). Debatendo questões científicas e político-econômicas em torno da depleção do ozônio estratosférico. Revista Tecnia, 3(2), 90–106. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/914

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra