Entre o compromisso político e a competência técnica:

a “velha” e insolúvel questão da prática docente

Autores

  • Luciano Alvarenga Montalvão

Palavras-chave:

competência técnica, compromisso político, prática docente

Resumo

Ainda nos primeiros anos da década de 1980, a publicação do livro Magistério de Primeiro Grau: da compe-tência técnica ao compromisso político, de Guiomar Namo de Mello, provocou um verdadeiro alvoroço nos meios educacionais. Em seu ensaio, derivado de suas experiências de pesquisa e imersão em escolas do antigo primeiro grau no estado de São Paulo, a autora apresenta a tese segundo a qual a capacitação profissional dos professores seria o ponto de partida para a construção de um compromisso político transformador, não somente da realidade escolar, mas da estrutura social na qual a escola insere. As reações ao seu texto foram imediatas e a defesa supostamente irrestrita da competência técnica lhe custou a acusação de contribuir para o retorno ao famigerado tecnicismo pedagógico. Um dos seus principais opositores nesse debate foi Paolo Nosella, que através do texto “Compromisso Político como horizonte da Competência Técnica”, publicado no mesmo ano, tentou apresentar uma espécie de antítese aos escritos de Guiomar de Melo. Por fim, o debate contou também com a participação de Dermeval Saviani que, tendo sido orientador de ambos no doutorado, sentiu-se à vontade para dar suas contribuições e tentar caminhar para uma síntese. É fato que mais de trinta anos após da publicação dos textos citados, o debate envolvendo a competência técnica e o compromisso polí-tico na prática docente ainda se mostra inconcluso e deveras pertinente.

Referências

CURY, C. R. J. Prefácio. In: MELLO, G. N. Magistério de 1º grau: da competência ao compromisso político. Campinas: Cortez/Autores Associados, 9ª edição, 1988.

MELLO. G. N. Fatores intra-escolares como mecanismo de seletividade no ensino de 1º grau. Educação & Sociedade, Campinas, n. 2, p. 70-78, 1979.

MELLO, G. N. Magistério de 1º grau: da competência ao compromisso político. São Paulo: Cortez; Campinas: Autores Associados, 9ª edição, 1988.

NOSELLA, P. Compromisso político como horizonte da competência técnica. Educação & Sociedade, Campinas, v. 5, n. 14, p. 91-97, 1983.

NOSELLA, P. Compromisso político e competência técnica: 20 anos depois. Educação & Sociedade, Campinas, v. 16, n. 90, p. 223-238, 2005.

SAVIANI, D. Competência política e compromisso técnico: o pomo da discórdia e o fruto proibido. In: SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas: Autores Associados, 10. ed., 2008.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2008 (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011.

Downloads

Publicado

30.06.2016

Como Citar

Alvarenga Montalvão , L. (2016). Entre o compromisso político e a competência técnica: : a “velha” e insolúvel questão da prática docente. Revista Tecnia, 1(1), 83–98. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/573

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias