Panorama da gestão de resíduos de diferentes setores das instituições de ensino
revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.03Keywords:
Gestão de resíduos, Instituições de ensino, Meio ambiente, LaboratóriosAbstract
A produção de resíduos está presente em todas as áreas, ambientes e atividades da sociedade, inclusive nas instituições de ensino que devido à variada gama de atividades que realizam produzem diversos tipos de resíduos. Sendo assim, neste estudo realizou-se uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de analisar e compreender as práticas de gestão de resíduos nas instituições de ensino e o que está sendo produzido no meio acadêmico sobre o assunto. Através deste estudo foi possível perceber que os trabalhos em gestão de resíduos das instituições de ensino encontrados abordam desde aspectos da gestão de resíduos produzidos por todos os setores das instituições, até a gestão de resíduos especiais produzidos em áreas específicas, como os laboratórios e restaurantes universitários. Observou-se que 45% dos trabalhos encontrados focaram em avaliar a gestão de resíduos comuns. Os resíduos provenientes de laboratórios, foram objeto de 20% dos estudos. Os estudos encontraram falhas nos procedimentos de gerenciamento e as atividades de treinamento e iniciativas de conscientização foram apontadas pela maioria dos artigos como elementos recomendados no processo, tanto de implantação do gerenciamento quanto de melhoria. A análise dos resultados evidencia que dos estudos que tratam de resíduos de laboratório, quase todos abordam resíduos dos serviços de saúde e nenhum avaliou os resíduos de laboratórios de mecânica, elétrica, hidráulica e outros.
Downloads
Published
How to Cite
License
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
-
Autores e autoras que publicam na Tecnia concordam com os seguintes termos:
1) Autores e autoras mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores e autoras têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores e autoras têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a finalização do processo editorial, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).