Gamificação no ensino de Scrum: abordagens e práticas
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v10i1.2192Keywords:
Scrum, Gamificação, Ensino de Engenharia de SoftwareAbstract
O Scrum é um framework ágil e amplamente adotado para o gerenciamento de projetos, mas seu ensino ainda enfrenta diversos desafios, especialmente na assimilação de seus conceitos e na aplicação prática do framework. Nesse contexto, a gamificação surge como uma abordagem eficaz, capaz de tornar atividades como o Sprint Planning, as Sprints Reviews e as demais atividades do Scrum mais interativas, dinâmicas e motivadoras. Ao incorporar elementos como desafios, recompensas e feedbacks instantâneos, a gamificação cria um ambiente de aprendizado colaborativo e envolvente. Este estudo realizou um mapeamento sistemático da literatura com o objetivo de identificar como os conceitos de gamificação têm sido aplicados no ensino de Scrum, além de discutir os principais desafios na implementação dessa prática. Os resultados indicam que a gamificação exerce impactos positivos no ensino de Scrum, facilitando a compreensão dos conceitos, promovendo maior interação entre os participantes e incentivando o trabalho em equipe.
References
ACM Digital Library. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://dl.acm.org/. Acesso em: 8 jun. 2025.
ALHAMMAD, M. M.; MORENO, A. M. What is going on in agile gamification? In: PROCEEDINGS of the 19th International Conference on Agile Software Development: Companion. New York: Association for Computing Machinery, 2018.
AVANÇANDO a Tecnologia para a Humanidade. IEEE Xplore, [s. l.], c2025. Disponível em: https://ieeexplore.ieee.org/Xplore/home.jsp. Acesso em: 8 jun. 2025.
BASTEN, D. Gamification. IEEE Software, [s. l.], v. 34, n. 5, p. 76-81, 2017.
BEALE, M. Designing an agile game for technical communication classrooms. In: SIG-DOC ’16: Proceedings of the 34th ACM International Conference on the Design of Communication. [S. l.: s. n.], 2016. p. 1-9.
BEGOSSO, L. R.; FRANCO, L. H. B.; CUNHA, D. S.; BEGOSSO, L. C. Simscrumf: a game for supporting the process of teaching scrum. In: PROCEEDINGS of the 9th International Conference on Information Communication and Management. New York: Association for Computing Machinery, 2019.
CHRISTENSEN, E. L.; PAASIVAARA, M. Respond to change or die: an educational scrum simulation for distributed teams. In: PROCEEDINGS of the ACM/IEEE 44th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training. New York: Association for Computing Machinery, 2022.
CIUCĂ, G.; CIUPE, A.; ORZA, B. Exploring educational scenarios through interactive environments and agile user stories: a gamified assessment case study. In: 2022 International Symposium on Electronics and Telecommunications (ISETC). [S. l.: s. n.], 2022. p. 1-4.
EUREKA, every day. Scienci Direct, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/. Acesso em: 8 jun. 2025.
GASCA-HURTADO, G. P.; GÓMEZ-ÁLVAREZ, M. C.; MUÑOZ, M.; MEJÍA, J. Proposal of an assessment framework for gamified environments: a case study. IET Software, [s. l.], v. 13, n. 2, p. 122-128, 2019.
GONÇALVES, D.; MARQUES, R.; SILVA, M. M. Gamification for agile: a systematic literature review. International Journal of Agile Systems and Management, [s. l.], v. 16, 2023.
HERMANTO, S.; KABURUAN, E. R.; LEGOWO, N. Gamified scrum design in software development projects. In: 2018 International Conference on Orange Technologies (ICOT). [S. l.: s. n.], 2018. p. 1-8.
HOF, S.; KROPP, M.; LANDOLT, M. Use of gamification to teach agile values and collaboration: A multi-week scrum simulation project in an undergraduate software engineering course. In: PROCEEDINGS of the 2017 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education. New York: Association for Computing Machinery, 2017.
JOHN, I.; FERTIG, T. Gamification for software engineering students - an experience report. In: 2022 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). [S. l.: s. n.], 2022.
KAPP, K. M. The Gamification of learning and instruction: game-based methods and strategies for training and education. [S. l.]: Pfeiffer, 2012.
LOEBEL, J. M. Combining quest-based learning gamification with agile project management in higher education. In: 2023 IEEE Gaming, Entertainment, and Media Conference (GEM). [S. l.: s. n.], 2023.
MARQUES, R.; COSTA, G.; SILVA, M. M.; GONÇALVES, P. Gamifying software development scrum projects. In: 2017 9th International Conference on Virtual Worlds and Games for Serious Applications (VS-Games). [S. l.: s. n.], 2017.
MARQUES, R.; COSTA, G.; SILVA, M. Mira da; GONÇALVES, D.; GONÇALVES, P. A gamification solution for improving scrum adoption. Empirical Software Engineering, Springer, v. 25, n. 4, p. 2583-2629, 2020.
MEDEIROS, D.; NETO, P.; PASSOS, E.; ARAÚJO, W. Working and playing with scrum. International Journal of Software Engineering and Knowledge Engineering, [s. l.], v. 25, p. 993-1015, 2015.
MOREIRA, G. G.; MARQUES, A. B. dos S. Evaluating the students’ experience with the scrum card game: an experience report in a software engineering course. In: PROCEEDINGS of the XVII Brazilian Symposium on Software Quality. [S. l.: s. n.], 2018.
n.], 2016.
NAIK, N.; JENKINS, P. Relax, it’s a game: Utilising gamification in learning agile scrum software development. In: 2019 IEEE Conference on Games (CoG). [S. l.: s. n.], 2019.
PARSIFAL. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://parsif.al/. Acesso em: 8 jun. 2025.
PETERSEN, K.; FELDT, R.; MUJTABA, S.; MATTSSON, M. Systematic mapping studies in software engineering. In: Proceedings of the 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering. Swindon, GBR: BCS Learning & Development Ltd., 2008. p. 68-77.
RECURSOS de gerenciamento de projetos para todas as equipes. Jira, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.atlassian.com/software/jira/features. Acesso em: 8 jun. 2025.
ROCHA, R. V.; BITTENCOURT, I. I.; ISOTANI, S. Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos sérios e afins: uma revisão de desafios e oportunidades. In: Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE). [S. l.: s. n.], v. 26, n. 1, p. 692, 2015.
SCHÄFER, U. Training scrum with gamification: Lessons learned after two teaching periods. In: 2017 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON). [S. l.: s. n.], 2017.
SCORPUS Preview. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://www.scopus.com/home.uri. Acesso em: 8 jun. 2025.
SOUZA, M. R. D. A.; VEADO, L. F.; MOREIRA, R. T.; FIGUEIREDO, E. M. L.; COSTA, H. A. X. Games for learning: bridging game-related education methods to software engineering knowledge areas. In: 2017 IEEE/ACM 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track (ICSE-SEET). [S. l.: s. n.], 2017.
SPRINGER Nature. Página principal, [s. l.], c2025. Disponível em: https://link.springer.com/. Acesso em: 8 jun. 2025.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro do trabalho na metade do tempo. [S. l.]: Leya, 2014.
TANA, B. H. T.; COSTA, H. A. X.; JÚNIOR, P. A. P.; INOCÊNCIO, A. C. G. Um mapeamento sistemático da literatura sobre o uso de gamificação aliada à metodologia de desenvolvimento Ágil scrum no contexto do mercado de trabalho. In: SIMPÓSIO
BRASILEIRO DE JOGOS E ENTRETENIMENTO DIGITAL, 2019, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: SBC, 2019.
TONDELLO, G. F.; WEHBE, R. R.; DIAMOND, L.; BUSCH, M.; MARCZEWSKI, A.; NACKE, L. E. The gamification user types hexad scale. In: CHI PLAY ’16: Proceedings of the 2016 Annual Symposium on Computer-Human Interaction in Play. [S. l.: s. n.], 2016.
TONHÃO, S.; SHIGENAGA, M.; HERCULANI, J.; MEDEIROS, A.; AMARAL, A.; SILVA, W.; COLANZI, T.; STEINMACHER, I. Gamification in software engineering education: A tertiary study. In: PROCEEDINGS of the XXXVII Brazilian Symposium on Software Engineering. New York: Association for Computing Machinery, 2023.
VASCONCELOS, L. E. G.; VASCONCELOS, L. G.; OLIVEIRA, L. B.; GUIMARÃES, G.; AYRES, F. Gamification applied in the teaching of agile scrum methodology. In: information Technology-New Generations: 15th International Conference on Information Technology. Springer, [s. l.], 2018.
WANTANA, S.; NUTTAPORN, P.; NUANSRI, D. Engaging and motivating developers by adopting scrum utilizing gamification. In: 2019 4th International Conference on Information Technology (InCIT). [S. l.: s. n.], 2019.
Downloads
Published
How to Cite
License
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.