Mapas conceituais digitais:
possibilidades do uso da tecnologia digital na sala de aula para a ampliação dos multiletramentos
Keywords:
Multiletramentos, Aprendizagem significativa, Mapas Conceituais DigitaisAbstract
Este artigo objetiva empreender uma discussão focada nos multiletramentos, nas tecnologias digitais e na teoria da aprendizagem significativa, à luz de autores como Kleiman (1995), Soares (2002) e Rojo (2009). Além disso, este trabalho busca estabelecer um diálogo entre esses pressupostos teóricos e as análises dos resultados de uma atividade realizada em uma aula de Língua Portuguesa com alunos de 6º ano de uma escola pública estadual do estado de Minas Gerais, na qual mapas conceituais digitais foram utilizados. As discussões e as análises mostraram que a tecnologia digital é uma aliada no dia a dia do professor e que tanto professores quanto alunos beneficiam-se no uso de recursos digitais durante o processo de ensino aprendizagem. Ficou evidente também que o uso de tecnologia digital promove a ampliação dos multiletramentos na escola.
References
COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.). Multiliteracies: literacy learning and the design of social futures. London: Psychology Press, 2000.
COPE, B.; KALANTZIS, M. “Multiliteracies”: New literacies, new learning. Pedagogies: An international journal, v. 4, n. 3, p. 164-195, 2009.
CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução por Fulvia M. L. Moretto. São Paulo: UNESP, 2002.
KLEIMAN, A. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995.
MOREIRA, M. A. Mapas Conceituais e Diagramas V. Porto Alegre: UFRGS/Instituto de Física, 2006. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Livro_Mapas_conceituais_e_Diagramas_V_ COMPLETO.pdf>. Acesso em: 25 mar. 2017.
SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, 2002.
______. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, V. M. (org.). Letramento no Brasil. Global: São Paulo, 2004. p. 89-114.
______. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autentica Editora, 2009.
SOUZA, N. A. et al. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educação em Revista, v. 26, n. 3, p. 195-218, dez. 2010.
RIBEIRO, A. E. Letramento digital: um tema em gêneros efêmeros. Revista da ABRALIN, v. 8, n. 1, 2017.
ROJO, R. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.