Mapas conceituais digitais:

possibilidades do uso da tecnologia digital na sala de aula para a ampliação dos multiletramentos

Authors

  • Lucas Mariano de Jesus Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Keywords:

Multiletramentos, Aprendizagem significativa, Mapas Conceituais Digitais

Abstract

Este artigo objetiva empreender uma discussão focada nos multiletramentos, nas tecnologias digitais e na teoria da aprendizagem significativa, à luz de autores como Kleiman (1995), Soares (2002) e Rojo (2009). Além disso, este trabalho busca estabelecer um diálogo entre esses pressupostos teóricos e as análises dos resultados de uma atividade realizada em uma aula de Língua Portuguesa com alunos de 6º ano de uma escola pública estadual do estado de Minas Gerais, na qual mapas conceituais digitais foram utilizados. As discussões e as análises mostraram que a tecnologia digital é uma aliada no dia a dia do professor e que tanto professores quanto alunos beneficiam-se no uso de recursos digitais durante o processo de ensino aprendizagem. Ficou evidente também que o uso de tecnologia digital promove a ampliação dos multiletramentos na escola.

Author Biography

Lucas Mariano de Jesus, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG)

Professor da rede municipal de Betim-MG. Graduado em Letras pela Universidade Federal de Lavras (Português/Inglês e suas Literaturas). Pedagogo pelo Centro Universitário ETEP. Mestre em Estudos de Linguagens pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID-CAPES). Faz parte dos grupos de estudos GEPLE (CNPQ) e Letramentos, processos discursivos e tecnologias (CNPQ).

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Published

2017-12-29

How to Cite

Mariano de Jesus, L. (2017). Mapas conceituais digitais:: possibilidades do uso da tecnologia digital na sala de aula para a ampliação dos multiletramentos. Revista Tecnia, 2(2), 47–62. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/894

Issue

Section

Educação e Ensino