O Impacto do Diálogo Investigativo nas Abordagens à Aprendizagem de Estudantes Universitários Brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i1.2Palavras-chave:
Abordagens à aprendizagem, Aprendizagem acadêmica, Estratégias de aprendizagem, Diálogo investigativo, Filosofia para criançasResumo
O objetivo deste estudo foi verificar até que ponto uma intervenção desenvolvida por meio do “diálogo investigativo”, aspecto que embasa o programa Philosophy for Children (P4C), é capaz de impactar as Abordagens à Aprendizagem (e as estratégias nelas envolvidas) de estudantes universitários brasileiros. Nesse sentido, com base num desenho inspirado no “desenho experimental de casos múltiplos”, oito estudantes de um curso superior brasileiro foram submetidos a uma avaliação comparativa, antes e depois de uma intervenção daquele tipo, quanto às suas Estratégias de Abordagem à Aprendizagem. Os resultados sugerem que, apesar de a intervenção não se associar à redução de uma “Estratégia de Aprendizagem Superficial”, parece associada à redução de uma “Abordagem Superficial – Realização à Aprendizagem” e ao aumento tanto de uma “Estratégia” como de uma “Abordagem Profunda à Aprendizagem” na maioria dos participantes. Para além disso, observou-se variabilidade interindividual dos participantes na resposta à intervenção.
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