Das percepções de ambiente e uso da água em estudantes no IFG ao prelúdio da Educação Ambiental Crítica
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v9i1.203Keywords:
Percepção ambiental, Ensino médio integrado, Educação ambiental críticaAbstract
Este texto relata pesquisa desenvolvida no âmbito da pós-graduação acerca da percepção de estudantes sobre o ambiente e o uso da água como prelúdio para um processo formativo pela Educação Ambiental Crítica. Destacamos que o crescente uso dos recursos naturais, sem planejamento adequado acarreta impactos ao meio natural e à qualidade de vida da sociedade. E, apontamos a necessidade de ações situadas em suas dimensões socioambientais na constituição de posturas comprometidas com o ambiente. A partir disso, consideramos a percepção ambiental como primeiro passo na investigação-ação acerca das relações de uma sociedade em seu meio ambiente, e destacamos a Educação Ambiental Crítica como processo formativo possível para entender e agir sobre os fatores, mecanismos e processos socioambientais envolvidos na degradação da vida, através da constituição de posturas, opiniões e atitudes das pessoas frente aos dilemas socioambientais. É neste contexto que o presente trabalho teve por objetivo avaliar a percepção ambiental dos discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Meio Ambiente de um campus. O levantamento das percepções foi obtida pela aplicação de questionários e analisados segundo critérios quali/quantitativos. A análise das percepções permite inferir que existem nelas elementos importantes para o desenvolvimento de perspectivas mais críticas. Neste sentido, evidenciamos que a Educação Ambiental Crítica pode ser um oportuno caminho formativo para a identificação, discussão, análise e ação das questões ambientais em suas complexidades.
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