Estratégias para a redução da evasão em cursos superiores de informática:

relato de experiências do curso de sistemas de informação da UFSM/FW

Autores

  • Sidnei Renato Silveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Cristiano Bertolini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Fábio José Parreira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Guilherme Bernardino da Cunha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Nara Martini Bigolin Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Evasão, Cursos Superiores de Informática, Processos de Ensino e de Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta algumas estratégias desenvolvidas no Curso de Sistemas de Informação da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) – Campus Frederico Westphalen/RS, visando a reduzir a evasão. Na área de Informática, constata-se que os índices de evasão são altos, chegando 75% ao final do curso. Neste contexto, foram desenvolvidos projetos de ensino e de extensão, para diminuir a evasão, por meio da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como de atividades que permitam integrar a comunidade acadêmica e os pilares do ensino, pesquisa e extensão. A metodologia empregada foi o estudo de caso, no intuito de identificar se as ações desenvolvidas contribuíram para a redução da evasão. As estratégias permitiram reduzir a evasão de um percentual de 24% (no ano de 2013), para os atuais 14,92% (2018).

Biografia do Autor

Sidnei Renato Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Informática pela Universidade Luterana do Brasil (1995), Especialização em Administração e Planejamento para Docentes pela ULBRA (1997), Especialização em Gestão Educacional pelo SENAC (2009), Especialização em Espaços e Possibilidades para Educação Continuada (2023, em andamento, IFSul), Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) na área de Ferramentas de Autoria Multimídia e Doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006), na área de Inteligência Artificial. Atualmente é Professor Associado II do Campus de Frederico Westphalen - RS da UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), atuando como Coordenador do Curso de Licenciatura em Computação a distância (UAB - Universidade Aberta do Brasil) e Presidente do NDE do mesmo curso. Foi Coordenador do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação (2013-2016 e 2017-2018) e Presidente do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Sistemas de Informação (2013-2018), Coordenador do Trabalho de Graduação em Sistemas de Informação (TGSI) (de 2014 a 2018). Foi Chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da UFSM de junho de 2013 a setembro de 2016. Foi professor Titular do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da FACENSA (de 08/2002 a 02/2013) onde atuou, também, como Coordenador do Curso, Coordenador do Estágio Supervisionado, Coordenador do Trabalho de Conclusão de Curso e Coordenador da CPA (Comissão Própria de Avaliação). Foi Professor Substituto do IFRS - Campus Canoas (de 09/2012 a 02/2013). Atuou como Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão do Centro Universitário Ritter dos Reis - UniRitter (de 2009 a 2012), como Coordenador da Faculdade de Informática (de 2006 a 2009) e como Professor Titular da Faculdade de Informática (de 2001 a 2012). Foi Professor e Coordenador do Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação da Faculdade de Tecnologia do SENAC (2004), tendo elaborado o projeto para implantação do referido curso. Tem experiência na área de Ciência da Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de Sistemas de Informação, Sistemas de Informação para Web, Informática na Educação, Educação a Distância, Jogos Educacionais Digitais, e Ferramentas de Autoria Multimídia, Computação Móvel, M-Learning, Sistemas Especialistas, Sistemas de Recomendação. Participou de inúmeros projetos e/ou processos de autorização, reconhecimento e renovação de cursos de graduação na área de Informática (Bacharelado e/ou Tecnológico), além da elaboração de projetos de cursos de Especialização Lato Sensu e de Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. Foi Coordenador da Regional Sul do Fórum de Extensão das IES Particulares (FOREXP) (2012-2013). Foi Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Representou o UniRitter no Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-graduação (FOPROP) (2009-2012). Já publicou mais de 300 artigos científicos em periódicos e anais de eventos, além de 21 livros e 52 capítulos de livros. Têm realizado inúmeras palestras na área de formação e qualificação docente, envolvendo o emprego de Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação, Jogos Educacionais Digitais, Educação a Distância, Inteligência Artificial e Metodologias Ativas de Aprendizagem, tais como a Sala de Aula Invertida.

Cristiano Bertolini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade de Passo Fundo (2001), mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Tem experiência na área de Engenharia de Software, com ênfase em Teste de Software, Métodos Formais e Engenharia de Software Experimental. Atualmente trabalha com engenharia de software no contexto de tecnologias assistivas.

Fábio José Parreira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Professor Titular, em Dedicação Exclusiva, no curso de Sistema de Informação (presencial) e Licenciatura em Computação (a distância) da Universidade Federal de Santa Maria. Possui Graduação em Ciência da Computação pela UNITRI (1999). Mestrado em Processamento Digital de Imagens pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Doutorado em Inteligência Artificial e Informática de Sinais Biomédico pela Universidade Federal de Uberlândia (2006). Pós-doutorando (2020) no Laboratório de Mídias e Inclusão Social (LAMID), atuando em acessibilidade digital e Inteligência Artificial, pela UFSC. Atua na área de Ciência da Computação com enfoque em pesquisas interdisciplinares em Inteligência Artificial, Informática aplicada à saúde e Tecnologia Educacional. Desenvolve pesquisa em Acessibilidade Digital, Jogo Educacional Digital e Reconhecimento de Padrões. Tais pesquisas são desenvolvidas em dois grupos, em que o professor é líder, o DIRTA-UFSM (Desenvolvimento e Inovação em Reabilitação e Tecnologia Assistiva Digital) e o IATE-UFSM (Inteligência Artificial & Tecnologia Educacional).

Guilherme Bernardino da Cunha, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Possui graduação em Ciência da Computação, mestrado em Ciências (2003) com Ênfase em Inteligência Artificial e Processamento Digital de Imagens e Doutorado em Ciências com ênfase em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é professor Associado da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria Tem experiência na área de Ciência da Computação atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Software, Inteligência Artificial, Análise de Séries Temporais, Epidemiologia, Banco de Dados, Redes Neurais Artificiais, Algorítmos Genéticos, Bioinformática.

Nara Martini Bigolin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Cientista da Computação, Filósofa, Palestrante, Membro da Ordem Nacional do Mérito Educativo e Professora Associada IV de Computação na Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Possui Graduação em Informática (PUC/RS) e Graduação em Filosofia (Universidade Paulista), Mestrado em Ciência da Computação (UFRGS) e Doutorado em Inteligência Artificial (Sorbonne Université - Pierre et Marie Curie) . Atua como Docente e Pesquisadora há mais de 3 décadas em várias Universidades da França e do Brasil com mais de 100 publicações, além de orientações em trabalhos de graduação e pós-graduação. Atua em dezenas de projetos de pesquisa, ensino e extensão na área do Computação na Educação Básica, Inteligência Artificial e na temática sobre a desigualdade de gênero nas Olimpíadas Científicas nas Áreas de Exatas e nos espaços de poder. É Coordenadora do Movimento Meninas Olímpicas do Brasil, coordenadora geral do Torneio Feminino de Computação (desde 2020), coordenadora do Torneio de Física para Meninas (desde 2023), membro da Comissão da Educação Básica da Sociedade Brasileira de Computação (desde 2016) e foi Conselheira suplente (2019-2021) dessa sociedade. Em 2018 foi condecorada com a Medalha da Ordem Nacional do Mérito Educativo indicada pelo Ministro da Educação recebendo a Medalha da Ordem. Foi eleita a Mulher Cidadã 2018 do RS na Modalidade Educação pela Assembleia Legislativa do RS e recebeu homenagem na principal Olimpíada Internacional de Matemática do mundo, a IMO 2018, ocorrida na Romênia, pela sua contribuição no incentivo às meninas nas olimpíadas científicas. Em 2018, foi também homenageada pela Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do RS, pelo protagonismo na Educação Básica e pelo incentivo às meninas na área de Exatas, assim como foi finalista dois anos consecutivos do prêmio Educação do SINPRORS. Em 2019, foi indica a Medalha Mietta Santiago da Câmara dos Deputados, a qual visa valorizar iniciativas relacionadas aos direitos das mulheres. Em 2021, foi líder da equipe brasileira que representou o Brasil na EGOI 2021 - Olimpíada Europeia de Informática para Garotas, a qual conquistou ouro. Têm realizado inúmeras palestras nos temas sobre a implantação e ensino da Computação na Educação Básica e a desigualdade de gênero em olimpíadas científicas e em espaços de poder.

Referências

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YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

Renato Silveira, S., Bertolini, C., José Parreira, F., Bernardino da Cunha, G., & Martini Bigolin, N. (2019). Estratégias para a redução da evasão em cursos superiores de informática:: relato de experiências do curso de sistemas de informação da UFSM/FW. Revista Tecnia, 4(2), 204–227. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/932

Edição

Seção

Educação e Ensino