INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E ANTROPOLOGIA DIGITAL
COMO O ALGORITMO PODE (RE)DEFINIR PRÁTICAS CULTURAIS COMUNICACIONAIS?
DOI:
10.59616/cehd.v3i9.2807Palavras-chave:
Sociedade, Computador, Internet, Hardware, HumanoResumo
A pesquisa investiga à IA e a Antropologia Digital buscando entender os algoritmos como sua base, tendo como objetivo comprovar que não são limitados à análise e processamento de dados e sim mediadores, influenciando práticas culturais comunicacionais, para isso dialogamos com diversos autores dentre eles Lévy (1999), Jenkins (2009) e Santaella (2023). Adotou-se uma abordagem qualitativa com análise de conteúdo exploratória, sendo que os resultados indicam que a IA pode gerar homogeneizações, reproduzir desigualdades e criar experiências comunicacionais apresentando o conceito de inteligências não humanas denominado como xenoantropologia. Com isso conclui-se que sobre o prisma da antropologia digital e da IA é possível redefinir compreensões socioculturais através do algoritmo.
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