“A ROSA DE VERSALHES”: USO DO MANGÁ COMO COMPLEMENTO NO ENSINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E PAPÉIS DE GÊNERO EM SALA DE AULA

Authors

Keywords:

Manga, French revolution, The Rose of Versailles, Gender, History

Abstract

This paper investigates the use of “The Rose of Versailles” manga in teaching the French Revolution and questioning gender roles in the classroom, in order to make teaching more dynamic and meaningful. For Vygotsky, playfulness is essential in learning, providing an environment where students explore complex concepts in an interactive way. The manga contextualizes historical events with captivating characters, addressing life at the court of Louis XVI and Marie Antoinette, and facilitates discussions about identity and gender roles through Oscar. Reading in groups promotes collaborative discussions, increasing student engagement, generating greater entertainment in learning, allowing a natural and pleasurable absorption of historical knowledge and critical reflections on gender.

 

Author Biographies

Anna Luiza Diniz Felipe, UNIFEOB

Graduada em Tecnologia em Biocombustíveis (2015) e Pós-Graduada em Álcool e Açúcar pelo IFSP - Campus Matão (2017).Possui também graduação em Letras pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2009) e Pós-Graduação em Língua Portuguesa (2011). Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Modernas e suas Literaturas e nas áreas de Microbiologia, Síntese de Novos Materiais e Reaproveitamento de Resíduos. Foi Bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal na Universidade de Oslo, Noruega, onde cursou Energias Renováveis e Química Ambiental.
Atualmente ministra aulas de Língua Estrangeira - Inglês e Lingua Portuguesa no município de Vargem Grande do Sul-SP, e continua sua produção acadêmica como pesquisadora independente nas áreas de Cultura Pop, Mangás, Animes, Videogames e HQs.

Currículo atualizado na Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/5746247054732116

Michele Delbon Silva, UFSCar

Possui graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (2010), graduação em Letras - Português/Inglês - UniSEB Interativo (2014) e mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: yaoi, mangás, histórias em quadrinho e homossexualidade.

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Published

2024-10-27

How to Cite

Felipe, A. L. D., & Silva, M. D. (2024). “A ROSA DE VERSALHES”: USO DO MANGÁ COMO COMPLEMENTO NO ENSINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E PAPÉIS DE GÊNERO EM SALA DE AULA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 55–79. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2013