“A ROSA DE VERSALHES”: USO DO MANGÁ COMO COMPLEMENTO NO ENSINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E PAPÉIS DE GÊNERO EM SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Mangá, Revolução francesa, História, Gênero, A rosa de versalhes

Resumo

O artigo investiga o uso do mangá "A Rosa de Versalhes" no ensino da Revolução Francesa e no questionamento de gênero em sala de aula, visando tornar o ensino mais dinâmico e significativo. Para Vygotsky, a ludicidade é essencial na aprendizagem, proporcionando um ambiente onde alunos exploram conceitos complexos de forma interativa. O mangá contextualiza eventos históricos com personagens cativantes, abordando a vida na corte de Luís XVI e Maria Antonieta, e facilita discussões sobre identidade e papéis de gênero com a personagem Oscar. A leitura em grupos promove discussões colaborativas, aumentando o engajamento dos alunos, gerando maior ludicidade no aprendizado, permitindo uma absorção natural e prazerosa de conhecimentos históricos e reflexões críticas sobre gênero.

 

Biografia do Autor

Anna Luiza Diniz Felipe, UNIFEOB

Graduada em Tecnologia em Biocombustíveis (2015) e Pós-Graduada em Álcool e Açúcar pelo IFSP - Campus Matão (2017).Possui também graduação em Letras pela Fundação de Ensino Octávio Bastos (2009) e Pós-Graduação em Língua Portuguesa (2011). Tem experiência nas áreas de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras Modernas e suas Literaturas e nas áreas de Microbiologia, Síntese de Novos Materiais e Reaproveitamento de Resíduos. Foi Bolsista do Programa Ciência Sem Fronteiras do Governo Federal na Universidade de Oslo, Noruega, onde cursou Energias Renováveis e Química Ambiental.
Atualmente ministra aulas de Língua Estrangeira - Inglês e Lingua Portuguesa no município de Vargem Grande do Sul-SP, e continua sua produção acadêmica como pesquisadora independente nas áreas de Cultura Pop, Mangás, Animes, Videogames e HQs.

Currículo atualizado na Plataforma Lattes http://lattes.cnpq.br/5746247054732116

Michele Delbon Silva, UFSCar

Possui graduação em Propaganda e Marketing pela Universidade Paulista (2010), graduação em Letras - Português/Inglês - UniSEB Interativo (2014) e mestrado em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2017). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Design de Interação, atuando principalmente nos seguintes temas: yaoi, mangás, histórias em quadrinho e homossexualidade.

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Publicado

2024-10-27

Como Citar

Felipe, A. L. D., & Silva, M. D. (2024). “A ROSA DE VERSALHES”: USO DO MANGÁ COMO COMPLEMENTO NO ENSINO DA REVOLUÇÃO FRANCESA E PAPÉIS DE GÊNERO EM SALA DE AULA . Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 55–79. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/2013