JOGOS ELETRÔNICOS E NARRATIVA HISTÓRICA: COMO PARATEXTOS EM THE LAST OF US FUNCIONAM COMO MEMÓRIA?

Autores

Palavras-chave:

Memória, Patrimônio, jogos eletronicos, The Last Of Us, História Contemporânea

Resumo

Esse artigo procura relacionar a narrativa histórica aos jogos da franquia The Last of Us utilizando-se de paratextos internos, que podem ser encontrados durante o próprio enredo do jogo, para mobilizar questões relacionadas à memória e história contemporânea. Ao mobilizar conceitos dos campos de historical game studies e memória, será possível analisar e historicizar o universo presente nos jogos da franquia. O enredo aborda questões que forçam o jogador a pensar sua relação com o tempo, fundamental ao estudo histórico. Por isso, trazer os jogos como fonte se mostra como um interessante caminho a fim de contribuir com os estudos de memória histórica na era contemporânea.

Biografia do Autor

Vinicius Marino Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisador colaborador na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em História Econômica pela USP. Mestre em História Social pela USP. Bacharel em História pela Universidade de São Paulo (USP). Membro do Laboratório de Estudos Medievais (LEME) e dos grupos de pesquisa IM-HD (Idade Média e Humanidades Digitais). ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) e EPIFAME (Epidemics and Famines in the Western Mediterranean). Meus interesses são a a história da Irlanda nos séculos XIII e XIV, a aplicação de técnicas de modelagem computacional à história e os usos histórico/historiográficos de videogames e board games.

Marina Luz de Carvalho, Universidade Estadual de Campinas

Graduanda em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Realizou uma pesquisa com bolsa PIBIC em história da África no primeiro semestre da graduação; uma iniciação científica fomentada pela FAPESP na área de História Medieval; e uma terceira Iniciação Científica na área de História Contemporânea. Se interessa pelos campos de Historical Game Studies e Arqueologia Pública. Membro da ARISE (Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas) e participante do grupo de pesquisa MOAH (Modding, Arqueologia e História), ambos focados na aplicação de jogos e outras ferramentas do meio digital no estudo - e ensino - de História.

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Publicado

2024-10-31

Como Citar

Carvalho, V. M., & Carvalho, M. L. de. (2024). JOGOS ELETRÔNICOS E NARRATIVA HISTÓRICA: COMO PARATEXTOS EM THE LAST OF US FUNCIONAM COMO MEMÓRIA?. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 1(6), 128–141. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/cehd/article/view/1704