TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MATHIGON®

Autores

DOI:

https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2004

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Mathigon, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação

Resumo

Recentemente aumentou o número de plataformas digitais voltadas para a Matemática, expandindo o potencial das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como recursos didáticos. Entre os benefícios das TDICs nas aulas estão o incentivo à resolução de problemas e ao desenvolvimento do raciocínio lógico. Este artigo analisa como o uso de tecnologias digitais pode reduzir dificuldades no ensino e aprendizagem da Matemática, destacando a plataforma Mathigon® como uma opção eficaz. Com base em pesquisa bibliográfica de livros e artigos sobre o tema, conclui-se que o site Mathigon® e outros recursos digitais podem minimizar dificuldades em conteúdos matemáticos, tornando a disciplina mais atraente através de jogos e simuladores. Espera-se que essa pesquisa encoraje professores a utilizarem TDICs, promovendo um novo fazer pedagógico que favoreça a aprendizagem colaborativa e estimule a curiosidade nas aulas de Matemática.

Biografia do Autor

Carla Fernanda da Silva Perez, Faculdade Sesi de Educação - SP

Mestranda em Tecnologias Emergentes da Educação pela MUST University. Especialista em Tecnologias na Educação Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduada em Ciências e Matemática. Atua com Educação Básica há mais de 20 anos e Ensino Superior (formação de professores). Experiência com metodologias ativas, ensino à distância e tecnologias educacionais. 

Célia Regina Roncato, Faculdade SESI de Educação

Possui graduação em Educação Matemática pela Universidade São Francisco (1984). Doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Unesp - de Rio Claro, na área de Ensino e Aprendizagem da Matemática e seus Fundamentos Filosóficos-Científicos (2021). Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (2015). Atualmente é professora e pesquisadora na Faculdade SESI de Educação. Atuou profissionalmente como professora adjunta pela Universidade Paulista Unip, no curso de Formação Docente e como professora substituta no Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia de São Paulo, câmpus Hortolândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem de Matemática, no período de 1984 até o ano de 2013 em escolas de Educação Básica, tanto públicas quanto privadas. Hoje, o direcionamento dos estudos centra-se em Educação Matemática Crítica e Inclusiva e Formação Docente.

Referências

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem Matemática no Ensino Fundamental. Blumenau: Editora da FURB, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CHAMPANGNATTE, D. M. O.; NUNES, L. C. A inserção das mídias audiovisuais no contexto escolar. Educação em revista, 2011, 27: 15-38.

DAHER, A.; MORAIS, G. Os desafios da aprendizagem em Matemática. Monografia (graduação). Unilavras, 2007

DA SILVA, J. E. M. C. et al. Um estudo de caso da plataforma de ensino Mathigon. VII CONEDU - Conedu em Casa. Campina Grande: Realize Editora, 2021.

DE MELO, G. S.; DE SOUSA, L. O. Plataforma Dinâmica para o Ensino de Matemática em Lousa Digital. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 2023, 9.10: 5274-5282.

DEMO, P. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Ministério da Educação. Brasília, 2008.

DE PAULA, B. H.; VALENTE, J. A. A criação de jogos digitais como abordagem pedagógica. In: Congreso Iberoamericano de Ciencia, Tecnología, Innovación y Educación. Buenos Aires:[sn]. 2014. p. 1-15.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. Editora Atlas SA, 2002.

KAFAI, Y. B. Playing and making games for learning: Instructionist and constructionist perspectives for game studies. Games and culture, v. 1, n. 1, p. 36-40, 2006.

KENSKI, V.M. Das salas de aula aos ambientes virtuais de aprendizagem. 030-TC-C5. TC, [S. l.], v. 5, p. 05, 2005.

LEGNER, F. The Value of Teaching Mathematics. Reino Unido: Mathigon, National STEM Centre, 2013.

MATHIGON. Mathigon. Disponível em: https://mathigon.org/. Acesso em: 6 ago. 2024.

MIGUEL, J. C. O ensino de matemática na perspectiva da formação de conceitos: implicações teórico-metodológicas. Núcleos de Ensino-PROGRAD-UNESP. I ed. São Paulo-SP: Editora UNESP 1, 2005, p. 375-394.

PIROLA, N. A. Ensino de ciências e matemática IV - Temas e Investigações. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, p. 205-221.

SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. Boletim Técnico do Senac, 2001, 27.2: 42-49.

SILVA, P. G. F.; BARRETO, E. S. C. A importância do uso das tecnologias em sala de aula como mediadora no processo de ensino-aprendizagem. In: VI Congresso Nacional de Educação, 2019.

VEEN, W.; VRAKKING, B. Homo Zappiens: educando na era digital. Artmed Editora, 2009.

Downloads

Publicado

2024-11-10

Como Citar

Perez, C. F. da S., & Roncato, C. R. (2024). TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO DA MATEMÁTICA: APRESENTAÇÃO DA PLATAFORMA MATHIGON®. Convergências: Estudos Em Humanidades Digitais, 2(6), 215–231. https://doi.org/10.59616/cehd.v2i6.2004