CULTURA DIGITAL E ESCRITA
REFLEXÕES SOBRE O USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.59616/cehd.v1i9.2685Palavras-chave:
Cultura digital, Escrita, Práticas pedagógicasResumo
Esta pesquisa investiga o uso da IA no ensino da escrita, sob a perspectiva pós-crítica, inserida no campo teórico dos Estudos Culturais, ao dialogar com autores que analisam a cultura digital e suas implicações. Assim, o problema de pesquisa que orienta o estudo indaga: como o uso da IA, na solução digital Criar, da plataforma Árvore, pode impactar no desenvolvimento da escrita de alunos da educação básica? A metodologia adotou a netnografia como estratégia de investigação qualitativa, permitindo observar e analisar a plataforma em seu ambiente digital. Foram realizadas sessões de exploração com perfil de usuário simulado, registros em diário de campo e capturas de tela das interações com a IA, especialmente nas situações de mediação da escrita. Essa imersão possibilitou compreender os modos de funcionamento algorítmico, as linguagens e as dinâmicas discursivas que configuram a experiência de escrita mediada pela plataforma. A partir disso, foram construídos dois eixos analíticos: autonomia do estudante e potencial da IA para substituir e/ou complementar a cognição humana. Os resultados indicaram que a modulação algorítmica compromete a autonomia e a criatividade dos estudantes, pois a IA, ao sugerir a escrita do texto, pode tanto complementar quanto substituir a cognição humana. O estudo propõe, portanto, um uso crítico da IA na escola, ao invés da reprodução de padrões automatizados, destacando a necessidade de repensar o ensino e a avaliação da escrita, na educação básica, diante das novas tecnologias digitais.
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