Reforma curricular no curso de Física na UniRovuma – Moçambique:

inovações e implicações para a formação docente

Autores

  • António Gonçalves Fortes Universidade Rovuma – Moçambique

Palavras-chave:

Reforma curricular, Formação docente, Ensino de Física

Resumo

Desde a sua inclusão, na então Universidade Pedagógica – Nampula, em 2009, o curso de licenciatura em Ensino de Física passou por dois processos de reformas curriculares. A primeira, em 2013 e teve como base na pertinente necessidade de atualização do currículo, em que houve ajustes de alguns aspectos gerais e específicos identificados durante o processo de implementação e de avaliação do currículo. A segunda, em 2020, na atual Universidade Rovuma (UniRovuma), apresentou mudanças significativas, que culminaram na exclusão da componente pedagógica no curso. Neste contexto, elaborou-se a presente pesquisa com objetivo de analisar e refletir sobre as inovações e a reformulação curricular do curso de Licenciatura em Física na UniRovuma em Moçambique e suas implicações na formação de docentes de Física. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque nas matrizes curriculares instituídas nos anos de 2010, 2014 e 2021 (matriz vigente) e a abordagem indutiva para análise e extração da conclusão da pesquisa. Durante a análise da reforma curricular, pudemos constatar que o novo currículo está centrado nas aplicações da Física para indústria e para  engenharia, porém, não foram incluídos nele as concepções de ensino de Física e pesquisas pedagógicas para os formandos, o que, pode impedi-los ou prejudicá-los de atuar como professor ou pesquisador nas áreas sociais e de ensino.

Biografia do Autor

António Gonçalves Fortes, Universidade Rovuma – Moçambique

Geólogo com enfoque no estudo de Depósitos Metamórficos de Grafite e Bacias Sedimentares de Gesso. Também, estuda a caracterização dos minerais para aplicações diversas, especificamente nas novas tecnologias.

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Publicado

30.12.2021

Como Citar

Gonçalves Fortes, A. (2021). Reforma curricular no curso de Física na UniRovuma – Moçambique:: inovações e implicações para a formação docente. Revista Tecnia, 6(2), 15–33. Recuperado de https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/1019

Edição

Seção

Educação e Ensino