Reforma curricular no curso de Física na UniRovuma – Moçambique:
inovações e implicações para a formação docente
Palavras-chave:
Reforma curricular, Formação docente, Ensino de FísicaResumo
Desde a sua inclusão, na então Universidade Pedagógica – Nampula, em 2009, o curso de licenciatura em Ensino de Física passou por dois processos de reformas curriculares. A primeira, em 2013 e teve como base na pertinente necessidade de atualização do currículo, em que houve ajustes de alguns aspectos gerais e específicos identificados durante o processo de implementação e de avaliação do currículo. A segunda, em 2020, na atual Universidade Rovuma (UniRovuma), apresentou mudanças significativas, que culminaram na exclusão da componente pedagógica no curso. Neste contexto, elaborou-se a presente pesquisa com objetivo de analisar e refletir sobre as inovações e a reformulação curricular do curso de Licenciatura em Física na UniRovuma em Moçambique e suas implicações na formação de docentes de Física. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental, com enfoque nas matrizes curriculares instituídas nos anos de 2010, 2014 e 2021 (matriz vigente) e a abordagem indutiva para análise e extração da conclusão da pesquisa. Durante a análise da reforma curricular, pudemos constatar que o novo currículo está centrado nas aplicações da Física para indústria e para engenharia, porém, não foram incluídos nele as concepções de ensino de Física e pesquisas pedagógicas para os formandos, o que, pode impedi-los ou prejudicá-los de atuar como professor ou pesquisador nas áreas sociais e de ensino.
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