Aula prática sobre processo de fundição usando chocolate
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.04Palavras-chave:
Aula prática, Processo de fundição, Ensino técnicoResumo
No ensino técnico, é importante que o conhecimento teórico esteja integrado ao conhecimento prático, para que o estudante possa conectar fundamentos ao exercício de atividades profissionais. No entanto, a formulação de aulas práticas pode ser uma atividade desafiadora ao docente, que precisa garantir condições de segurança, disponibilidade de equipamentos e materiais, espaço físico adequado, conexão entre teoria e prática, envolvimento e participação dos alunos, entre outros elementos. A proposta deste trabalho é compartilhar a experiência da formulação de uma aula prática de fundição, com uso de materiais alternativos e econômicos, da disciplina de Laboratório de Tecnologias Metalúrgicas do Curso Técnico em Metalurgia do CEFET-MG - campus Timóteo[1]. Como resultado, foi observado que a realização da simulação prática de fundição obteve maior participação dos estudantes e interesse no conteúdo associado ao processo industrial. Destaca-se a importância do planejamento e preparação antecipados do ambiente para a efetivação da prática e também a opção por material de trabalho com baixo ponto de fusão, o que garantiu maior segurança na execução. E, por fim, ressaltam-se as vantagens de vincular o conhecimento teórico ao prático para benefício do processo de ensino-aprendizagem, o que reforça o uso de criatividade na concepção de aulas práticas não convencionais e estimula a divulgação da proposta deste trabalho.
[1] O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus (CEFET-MG) Timóteo fica localizado na região do Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, o qual disponibiliza o curso de técnico em Metalurgia nas modalidades concomitante externa e subsequente noturno.
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