Aula prática sobre processo de fundição usando chocolate
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.04Palavras-chave:
Aula prática, Processo de fundição, Ensino técnicoResumo
No ensino técnico, é importante que o conhecimento teórico esteja integrado ao conhecimento prático, para que o estudante possa conectar fundamentos ao exercício de atividades profissionais. No entanto, a formulação de aulas práticas pode ser uma atividade desafiadora ao docente, que precisa garantir condições de segurança, disponibilidade de equipamentos e materiais, espaço físico adequado, conexão entre teoria e prática, envolvimento e participação dos alunos, entre outros elementos. A proposta deste trabalho é compartilhar a experiência da formulação de uma aula prática de fundição, com uso de materiais alternativos e econômicos, da disciplina de Laboratório de Tecnologias Metalúrgicas do Curso Técnico em Metalurgia do CEFET-MG - campus Timóteo[1]. Como resultado, foi observado que a realização da simulação prática de fundição obteve maior participação dos estudantes e interesse no conteúdo associado ao processo industrial. Destaca-se a importância do planejamento e preparação antecipados do ambiente para a efetivação da prática e também a opção por material de trabalho com baixo ponto de fusão, o que garantiu maior segurança na execução. E, por fim, ressaltam-se as vantagens de vincular o conhecimento teórico ao prático para benefício do processo de ensino-aprendizagem, o que reforça o uso de criatividade na concepção de aulas práticas não convencionais e estimula a divulgação da proposta deste trabalho.
[1] O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus (CEFET-MG) Timóteo fica localizado na região do Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, o qual disponibiliza o curso de técnico em Metalurgia nas modalidades concomitante externa e subsequente noturno.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Tecnia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
-
Os (as) autores (as) mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, concedendo à revista o direito de primeira publicação. As obras são licenciadas sob a licença Creative Commons (CC-BY-4.0), que permite o compartilhamento do conteúdo, desde que haja o devido reconhecimento da autoria e da publicação original nesta revista.
-
É permitido aos (as) autores (as) firmar acordos adicionais, de forma independente, para distribuição não exclusiva da versão publicada do trabalho (por exemplo, em repositórios institucionais ou como capítulo de livro), desde que seja mencionada a autoria e a publicação original na Tecnia.
-
Os (as) autores (as) têm liberdade e são incentivados a disponibilizar e divulgar seus trabalhos em plataformas online (como repositórios institucionais ou páginas pessoais), visto que essa prática pode favorecer contribuições relevantes, além de ampliar a visibilidade e o impacto da publicação.