Aula prática sobre processo de fundição usando chocolate

Autores

DOI:

https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.04

Palavras-chave:

Aula prática, Processo de fundição, Ensino técnico

Resumo

No ensino técnico, é importante que o conhecimento teórico esteja integrado ao conhecimento prático, para que o estudante possa conectar fundamentos ao exercício de atividades profissionais. No entanto, a formulação de aulas práticas pode ser uma atividade desafiadora ao docente, que precisa garantir condições de segurança, disponibilidade de equipamentos e materiais, espaço físico adequado, conexão entre teoria e prática, envolvimento e participação dos alunos, entre outros elementos. A proposta deste trabalho é compartilhar a experiência da formulação de uma aula prática de fundição, com uso de materiais alternativos e econômicos, da disciplina de Laboratório de Tecnologias Metalúrgicas do Curso Técnico em Metalurgia do CEFET-MG - campus Timóteo[1]. Como resultado, foi observado que a realização da simulação prática de fundição obteve maior participação dos estudantes e interesse no conteúdo associado ao processo industrial. Destaca-se a importância do planejamento e preparação antecipados do ambiente para a efetivação da prática e também a opção por material de trabalho com baixo ponto de fusão, o que garantiu maior segurança na execução. E, por fim, ressaltam-se as vantagens de vincular o conhecimento teórico ao prático para benefício do processo de ensino-aprendizagem, o que reforça o uso de criatividade na concepção de aulas práticas não convencionais e estimula a divulgação da proposta deste trabalho. 

 

[1] O Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - Campus (CEFET-MG) Timóteo fica localizado na região do Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, o qual disponibiliza o curso de técnico em Metalurgia nas modalidades concomitante externa e subsequente noturno.

Biografia do Autor

Poliana Santos Souza, Instituto Federal de Santa Catarina

Doutora em engenharia mecânica pela UFMG na área de processos de fabricação com pesquisa em caracterização de revestimento para ferramentas de corte. Participação no Programa BRAGECRIM - iniciativa Brasil/Alemanha para pesquisa colaborativa em tecnologia de manufatura- CAPES/CNPQ/FINEP/DFG com período sanduíche na Leibniz Universität Hannover na Alemanha (Bolsista Capes). Atua como professora substituta pelo Departamento de Metalurgia e Química do CefetMG. Trabalhou com análise de falhas em sistemas automotivos pela Fiat Chrysler Automobiles, tem experiência como professora universitária pela UNIBH. Realizou o mestrado na área de Materiais e Processo de Fabricação pela Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais onde desenvolveu um estudo de caracterização de revestimentos em filmes de carbono sobre ferramentas de furação. Graduada em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal de Minas Gerais , onde atuou nos temas de reciclagem de escória de soldagem e com ensaios de caracterização tribológica. Desenvolveu projetos científicos de iniciação científica na área de tribologia pela Fundação Centro Tecnológica de Minas Gerais.

Janilson Lotério, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA (2010) pela Universidade Regional de Blumenau, possui graduação em CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMATICA pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e graduação em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1996). Professor IFSC- campus de Chapecó. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em investigação, fenomenologia, formação de professores, geometria analítica, estatística e cálculo. Desenvolve pesquisa na área de sustentabilidade e software matemáticos, o Geogebra.

Downloads

Publicado

14.07.2023

Como Citar

Santos Souza, P., & Lotério, J. (2023). Aula prática sobre processo de fundição usando chocolate. Revista Tecnia, 7(2). https://doi.org/10.56762/tecnia.v7i2.04

Edição

Seção

Educação e Ensino

Categorias