Condições de trabalho, saúde e adoecimento docente:

presenteísmo e absenteísmo em escolas de Ensino Médio na região central de Rio Branco/AC

Autores

  • Grace Gotelip Cabral ggotelip@yahoo.com.br
    Universidade Federal do Acre (UFAC)

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Ensino Médio, Saúde e adoecimento, Presenteísmo, Absenteísmo

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada em escolas estaduais localizadas na área urbana de Rio Branco - AC, que teve como objetivo analisar a relação entre as condições do trabalho docente no Ensino Médio e suas possíveis associações com o adoecimento físico e mental dos professores, determinante do presenteísmo e do absenteísmo laboral. Participaram como sujeitos professores efetivos e temporários atuantes no Ensino Médio, nas escolas da área central - Regional I.  O estudo constatou a intensificação no trabalho dos professores; comprovou que as condições de trabalho, nessas escolas, estão associadas ao adoecimento e são geradoras do absenteísmo e do presenteísmo laboral e; não existe iniciativas institucionais nem políticas públicas de atenção à saúde dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Grace Gotelip Cabral, Universidade Federal do Acre (UFAC)

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) na linha de Políticas Públicas: concepção, implementação e avaliação (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em Currículo e Práticas de Ensino (2003) e Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre - UFAC (1995). Concluiu pesquisa em Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica de Santos, sob a supervisão da Profa. Dra. Selma Garrido Pimenta (2019), abordando a Formação de professores da/na Docência Universitária. É Professora Associada IV da Universidade Federal do Acre em regime de Dedicação Exclusiva. Atua como docente vinculada ao Centro de Educação, Letras e Artes (CELA). Foi Diretora do Centro de Educação, Letras e Artes (2012-2015), Diretora de Pesquisa da PROPEG (2015-2016), Coordenadora no Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID, no Subprojeto do Curso de Pedagogia (2014-2018) e atuou também como Coordenadora Pedagógica do Núcleo de Interiorização de Educação a Distância - NIEAD (2018). Possui experiência em ensino e gestão em escolas de Educação Básica (1988-2003). Exerce o cargo de Diretora de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino - UFAC/PROGRAD/DIADEN, desde 2018. Na graduação ministra as disciplinas de Didática, Ensino de Geografia na Educação Infantil e Anos iniciais do Ensino Fundamental I e II, Investigação e Prática Pedagógica I e Metodologia da Pesquisa em Educação. Orienta Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Na Pós- Graduação atua em cursos de Especialização Lato Sensu com as disciplinas: Teorias da Educação; Pressupostos Teóricos da Gestão Escolar; Didática do Ensino Superior; Metodologia da Pesquisa em Educação; Avaliação da Aprendizagem e Avaliação do Ensino Superior no Brasil. É Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Política Educacional, Gestão Escolar, Trabalho e Formação Docente GEPPEAC/UFAC e do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre a Docência Universitária/UCSANTOS. Na Pós-Graduação stricto senso é docente permanente do PPGE/UFAC - Mestrado em Educação - Linha 2 - Formação de professores ministrando a disciplina Organização do Trabalho Pedagógico na Escola e orienta trabalhos nos seguintes temas: Formação inicial e continuada de professores; Docência Universitária; Teorias e práticas pedagógicas; condições de trabalho e adoecimento docente no Ensino Médio e Superior, Gênero e Educação e Sucesso e Fracasso escolar . Desenvolve pesquisa sobre a formação didático-pedagógica da/na docência universitária. É membro associada da ANPED e da ANDIPE, nessa última compondo a diretoria com representação da região Norte.

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Publicado

27.12.2019

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Como Citar

GOTELIP CABRAL, Grace. Condições de trabalho, saúde e adoecimento docente:: presenteísmo e absenteísmo em escolas de Ensino Médio na região central de Rio Branco/AC. Revista Tecnia, Goiânia, v. 4, n. 2, p. 25–45, 2019. Disponível em: https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/923. Acesso em: 24 dez. 2025.

Edição

Seção

Educação e Ensino

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