Educação em tempos de pandemia:

o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino

Authors

  • Edvargue Amaro da Silva Júnior Secretaria de Educação de Mato Grosso
  • Cristiane Freitas Pereira da Silva Secretaria de Educação de Mato Grosso
  • Sandra Regina Franciscatto Bertoldo Universidade Federal de Mato Grosso

Keywords:

Estratégia de ensino, Gêneros textuais, Podcast

Abstract

Os gêneros textuais podem ser tomados como instrumentos de mediação do processo ensino-aprendizagem da língua, por isso, torna-se importante encontrar caminhos para ensiná-los, principalmente, tendo em vista o grande avanço tecnológico que vivenciamos. No cenário de distanciamento social, em que temos vivido nos últimos meses, imposto pela pandemia do novo Coronavírus, assumimos como objetivo compreender em que medida o uso do podcast, na perspectiva pedagógica de trabalho com Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC, pode se constituir uma ferramenta para o desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. Esse cenário pandêmico acarretou na ampliação das atividades remotas e a inclusão da escola nessa modalidade demanda busca por recursos didático-pedagógicos que visem oferecer, de certo modo, manutenção do ritmo de aprendizado, de forma criativa. Para tanto, serão fomentadas breves considerações sobre a possibilidade do uso da ferramenta podcast no processo ensino-aprendizagem, na intenção de ampliar o caráter interacional da linguagem a partir dos gêneros orais, de forma envolvente, considerando que ela tem o poder de transformar sentimentos e ideias, além de permitir a prática de habilidades orais.

Author Biographies

Edvargue Amaro da Silva Júnior, Secretaria de Educação de Mato Grosso

É doutorando do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2021), graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Paulista São José (2016), especialização em Políticas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2014) e graduação em Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2012). Atualmente é professor da Educação Básica da rede municipal de ensino em Cuiabá e pela rede estadual de ensino de Mato Grosso também em Cuiabá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação e Processos Formativos, atuando principalmente, nos seguintes temas: História em Quadrinhos, Educação, Processos Formativos e Construção de Conhecimento no Ensino de Ciências da Natureza.

Cristiane Freitas Pereira da Silva, Secretaria de Educação de Mato Grosso

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e Especialização em Coordenação Pedagógica pela referida instituição, com atuação na área de Gestão Escolar. Tem experiência na área de Educação,especialmente em Alfabetização e Letramento Escolar. Professora Efetiva da rede Estadual de Ensino do Mato Grosso, nos anos iniciais da Educação Básica e, atualmente Diretora Escolar. Mestra em Educação - PPGEdu/ICHS/CUR/UFMT na linha de pesquisa Linguagens, cultura e construção do conhecimento: perspectivas histórica e contemporânea e membro do grupo de pesquisa ALFALE - Alfabetização e Letramento Escolar.

Sandra Regina Franciscatto Bertoldo, Universidade Federal de Mato Grosso

Professora Categoria Adjunto IV na Universidade Federal de Rondonópolis, no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UFR, na Linha de Linguagem, Educação e Cultura. Licenciada em Letras - Português, Inglês e Respectivas Literaturas, pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI (Campus de Frederico Westphalen/RS). Possui mestrado e doutorado em Letras pela Universidade de São Paulo - FFLCH/USP - e está em fase de conclusão do pós-doutoramento pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, junto ao grupo de pesquisa Linguagem, formação e aprendizagem, do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação e Ciências Humanas, sob a supervisão da professora Dra. Claudia Raimundo Reyes. É membro do grupo de pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar (ALFALE) no PPGEdu/UFR. Atua nas áreas de Letras e Educação, com ênfase nas temáticas que envolvem alfabetização e letramento, aquisição de leitura e escrita, livro didático e ensino de língua portuguesa. Possui experiência em formação de professores nas áreas anteriormente descritas.

References

ADALBERTO, E. M. L. Movimento Makers e a Aprendizagem Criativa no Ensino da Matemática no Fundamental I. In: Educação Matemática na Contemporaneidade: desafios e possibilidades São Paulo – SP, 13 a 16 de julho de 2016. Disponível em: http://www.sbem.com.br/enem2016/anais/pdf/8040_3907_ID.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2020.

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BARROS, L. A era de ouro dos podcasts: entenda o boom dos programas de áudio on-line. O Globo, Rio de Janeiro, 21 de jun. 2019. Disponível em: https://oglobo.globo.com/cultura/a-era-de-ouro-dos-podcasts-entenda-boom-dos-programas-de-audio-on-line-23612273 Acesso em: 18 de maio de 2020.

BONINI, A. Mídia / suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Rev. bras. linguist. apl. [online]. 2011, vol.11, n.3, p. 679-704. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982011000300005&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 20 de maio de 2020.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Rádio e TV na Web: vantagens pedagógicas e dinâmicas na utilização em contexto educativo. Teias (Rio de Janeiro), v. 9, p. 101-109, 2008a.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B.; COUTINHO, C. P. Recomendações para produção de podcasts e vantagens na utilização em ambientes virtuais de aprendizagem. Revista Prisma.com, n° 06, p. 125-140, 2008b.

BOTTENTUIT JUNIOR, J. B; COUTINHO, C. P. Podcast em Educação: um contributo para o estado da arte. In: IX Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, 2007, A Coruña. Revista Galego-Portuguesa de Psicologia e Educación. A Coruña: Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, l. (Eds.), 2007. v. 1. p. 837-846.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em: 10 de maio de 2020.

BRASIL. Medida provisória nº 934, de 01 de abril de 2020. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 01 abr 2020. Seção 1 – EXTRA, p 1. Disponível em: https://www.in.gov.br/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591. Acesso em: 15 de maio de 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 15de maio de 2020.

BRUCK, M. S; COSTA, C. I. A. Podcast Serial: notas sobre acontecimento e processos de mediação. Culturas Midiáticas, v. 9, p. 282-297, 2016.

CRISTOVÃO, V.L.L.; CABRAL, V. N.de. Podcasts: características nas produções de professores em formação continuada. Rev. Est. Ling., Belo Horizonte - Mg, v. 21, n. 1, p.189-222, jan/jun - 2013.

DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard.; DOLZ, Joaquim. e colaboradores. Gêneros orais e escritos na escola. [Tradução e organização: Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro]. Campinas-SP: Mercado de Letras, 2004.

GONZÁLEZ REY, F. O Sujeito que aprende: desafios do desenvolvimento do tema da aprendizagem na psicologia e na prática pedagógica. In: TACCA, M. C. (Org.). Aprendizagem e Trabalho Pedagógico. São Paulo: Alínea, 2008.

LENHARO, R. I; CRISTOVÃO, V. L. L. Podcast, participação social e desenvolvimento. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 32, n. 1, p. 307-335, Mar. 2016. Disponível em < https://www.scielo.br/pdf/edur/v32n1/1982-6621-edur-32-01-00307.pdf >. Acesso em: 6 de outubro de 2019.

MACHADO, A. C. Novas Formas de produção de conhecimento: Utilização de ferramentas da Web 2.0 como recurso pedagógico. Revista UDESC Virtu@l, Florianópolis, v.2, n. 2, 2008. ISSN 1984-2066. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/udescvirtual/article/view/1655/1332. Acesso em: 18 de maio de 2020.

MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. et al. Gêneros textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2002.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A. Criatividade no trabalho pedagógico e criatividade na aprendizagem: uma relação necessária? In: TACCA, Maria Carmen Villela Rosa (Org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas: Alínea, 2008. p. 69-94.

MUNIZ, L. S.; MITJÁNS MARTÍNEZ, A. A expressão da criatividade na aprendizagem da leitura e da escrita: um estudo de caso. Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 4, p. 1039-1054, out./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ep/v41n4/1517-9702-ep-1517-97022015041888.pdf. Acesso em: 18 de maio de 2020.

PAPERT, S. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Brasiliense, 1986.

UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Educação: da interrupção à recuperação. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse. Acesso em: 15 de maio de 2020.

Published

2020-12-30

How to Cite

Amaro da Silva Júnior, E., Freitas Pereira da Silva, C., & Regina Franciscatto Bertoldo, S. (2020). Educação em tempos de pandemia:: o uso da ferramenta podcast como estratégia de ensino. Revista Tecnia, 5(2), 31–51. Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/994

Issue

Section

Educação e Ensino