Tecnologias digitais em aulas do ensino fundamental
Keywords:
Ensino Fundamental, Tecnologia da Informação e da Comunicação Digital, Métodos de aprendizagemAbstract
Este artigo objetiva discutir a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) em práticas do Ensino Fundamental. As TDIC vêm trazendo desafios para a educação, criando espaços para a construção do conhecimento, acesso rápido às informações e há uma diversidade de recursos, que têm mudado a maneira de desenvolvimento das aulas. A relevância desta pesquisa está na formação de professores para desenvolverem um trabalho em sala de aula que proporcione aos discentes uma autonomia intelectual, a reflexão crítica e a construção de conhecimentos. Para tanto, pauta-se em um estudo bibliográfico partindo da premissa que o ensino híbrido traz uma nova perspectiva para resultados promissores nos processos de ensino e de aprendizagem. Observou-se que não é necessário abandonar todas as práticas do ensino tradicional, mas que é urgente a incorporação de novas práticas de modo a unir propostas, nas quais ocorra uma mistura de elementos na educação, como espaço, metodologias, tempo, atividades e pessoas, constantemente interligadas por meio das tecnologias digitais, em um ensino em que se destaca a interação humana em diferenciados ambientes presenciais e virtuais. Em suma, deve-se valorizar a presença e a utilização de ferramentas que sirvam como articuladoras das práticas pedagógicas do Ensino Fundamental, como por exemplo, WhatsApp, Google sala de aula e G Suite for Education, de modo a propiciar a interação constante entre os autores do processo educativo e desenvolver a autonomia, a comunicação, a argumentação em uma formação para cidadania.
References
ALMEIDA, M. E. B. Tecnologias digitais na educação: o futuro é hoje. In: 5º Encontro de educação e tecnologias de informação e comunicação, 2007, São Paulo. Anais... São Paulo: Universidade Estácio de Sá, 2007. Disponível em: <https://etic2008.files.wordpress.com/2008/11/pucspmariaelizabeth.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2020.
BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em:
<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm> Acesso em: 10 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://bit.ly/2PFK5qq>. Acesso em: 11 jul. 2020.
CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; STAKER, H. Ensino híbrido: uma Inovação Disruptiva? Uma introdução à teoria dos híbridos. Trad: Fundação Lemann, Instituto Península. Clayton Christensen Institute, 2013. Disponível em: <https://porvir.org/wpcontent/uploads/2014/08/PT_Is-K-12-blended-learning- disruptive-Final.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2020.
COSTA, R. S.; DUQUEVIZ, S. B. C.; PEDROZA, R. L. S. Tecnologias Digitais como instrumentos mediadores da aprendizagem dos nativos digitais. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. Volume 19, Número 3, Set/Dez, 2015. p. 603-610. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pee/v19n3/2175-3539-pee-19-03-00603.pdf>. Acesso em: 10 set. 2020.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 6.ed. São Paulo. Ed. Atlas, 2019. GOOGLE. G Suite for Education. 2020b. Disponível em:<https://edu.google.com/intl/pt-BR_ALL/products/gsuite- foreducation/?gclid=EAIaIQobChMIjfv- 4tnH6gIVTwWRCh0JTAqOEAAYASAAEgLj6fD_BwE&modal_active=none>. Acesso em: 20 jun. 2020.
GOOGLE. Google Sala de Aula. 2020a. disponível em: <https://edu.google.com/intl/pt- BR_ALL/products/classroom/?modal_active=none>. Acesso em: 20 jun. 2020.
KAIESKI, N.; GRINGS, J. A.; FETTER, S. A. Um estudo sobre as possibilidades pedagógicas de utilização do WhatsApp. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 13, n. 2, p. 1–10, 2015. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/61411/36314>. Acesso em: 05 jun. 2020.
KENSKI, V. M. A urgência de propostas inovadoras para a formação de professores para todos os níveis de ensino. Revista Diálogo Educacional, v. 15, n. 45, p. 423– 441, 2015. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/view/1963>. Acesso em: 20 jun. 2020.
LOPES, C. G.; VAS, B. B. O ensino de história na palma da mão: o WhatsApp como ferramenta pedagógica para além da sala de aula. In: Simpósio internacional de educação a distância, 2016, São Carlos. Anais... São Carlos: UFSCar, 2016. Disponível em: <http://www.sied-enped2016.ead.ufscar.br/ojs/>. Acesso em: 6 jun. 2020.
LUCENA, S. Culturas digitais e tecnologias móveis na educação. Educar em Revista, n. 59, p. 277–290, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n59/1984-0411-er-59-00277.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2020.
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2013.
MORAN, J. M. Educação híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. M. Ensino híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015a. p. 27–45.
MORAN, J. M. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C. A.; MORALES, O. E. T. (Org.). Convergências midiáticas, educação e cidadania: aproximações jovens. Ponta Grossa: UEPG, 2015b. v. 2, p. 15–33. Disponível em:. Acesso em: 20 jun. 2020.
MORAN, J. M. O ensino superior à distância no Brasil. Educação & Linguagem, v. 12, n. 19, p. 17–35, 2009. Disponível em:<https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/EL/article/view/811/879>. Acesso em: 21 jun. 2020.
NALINI, J. R. Aprovada a lei que libera o uso de celular nas escolas estaduais de São Paulo. Portal do Governo, 2017. Disponível em:<https://www.educacao.sp.gov.br/noticias/aprovada-lei-que-libera-o-uso-do- celularem-escolas-estaduais-de-sp/>. Acesso em: 01 jun. 2020.
RODRIGUES, T.; TELLES, L. O uso de mensagens eletrônicas instantâneas como recurso didático. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 100, n. 254, p. 17– 38, 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v100n254/2176-6681rbeped-100-254-17.pdf>. Acesso em: 25 maio. 2020.
SANTOS, V. G.; ALMEIDA, S. E.; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, p. 331–349, 2018. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v99n252/2176-6681-rbeped-99-252-331.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2020.
SCHIEHL, E. P.; KEMCZINSKI, A.; GASPARINI, I. As perspectivas de avaliar o estudante no ensino híbrido. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 15, n. 2, 2017. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79280/46206>. Acesso em: 14 mar. 2020.
SCHNEIDERS, L. A.; CYRNE, C. C. S. Tecnologia educacional e rentabilidade: o impacto financeiro do programa Google Apps for Education na Univates. In: XVII Colóquio internacional de gestão universitária, 2017, Mar del Plata. Anais... Mar del Plata: UFSC, 2017. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/181203/10400250.pdf?sequ ence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 20 jun. 2020.
SILVA, L. C. H.; SILVA, J. C. F.; RIBEIRO, M. M. WhatsApp e a educação: uma ferramenta que pode contribuir para o ensino de biologia. In: Encontro regional de ensino de biologia, 2015, Juiz de Fora. Anais... Juiz de Fora: UFJF, 2015.
SILVA, M. Sala de aula interativa: a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. In: XXIV Congresso brasileiro da comunicação, 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: UNIDERP/UCDB/UFMS, 2001. Disponível em:<http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/8072553987228989203832352378943 5604834.pdf>. Acesso em: 21 jun. 2020.
VALENTE, J. A.; FREIRE, F. M. P.; ARANTES, F. L. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018. Disponível em: <https://odisseu.nied.unicamp.br/wp- content/uploads/2018/11/LivroNIED-2018-final.pdf>. Acesso em: 14 mar. 2020.
WITT, D. Accelerate Learning with Google Apps for Education. 2015. Disponível em: https://danwittwcdsbca.wordpress.com/2015/08/16/accelerate-learning- withgoogleapps-for-education/. Acesso em: 20 jun. 2020.
ZACHARIAS, V. R. C. Letramento digital: desafios e possibilidades para o ensino. In: COSCARELLI, C. V. (Org.). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2016. p. 15–26.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.