Proficiência em Língua Portuguesa e letramento em Leitura:
reflexões sobre o ensino médio no Brasil e no Centro-Oeste
Keywords:
Ensino Médio, Proficiência em Língua Portuguesa, Letramento em LeituraAbstract
O Ensino Médio – etapa final da Educação Básica – nos últimos anos tem sido alvo de críticas da sociedade de um modo geral. Uma das questões levantadas quanto ao Ensino Médio é o desempenho que os alunos revelam em Língua Portuguesa nos exames nacionais e internacionais. Para discutir essa temática, este artigo apresenta um breve levantamento documental quanto à realidade da proficiência em Língua Portuguesa, bem como o letramento em Leitura, no sentido de ampliar o olhar sobre a realidade do Ensino Médio no Brasil, na região Centro-Oeste e no Estado de Mato Grosso. Os textos analisados compõem dois grupos de documentos oficiais: i. os resultados do exame SAEB realizado em 2019; ii. os resultados do PISA realizado em 2018. Mesmo sabendo das limitações próprias desses modelos de avaliação, os dados de ambas as avaliações permitem constatar que o estado de Mato Grosso precisa de uma atenção especial no ensino de Língua Portuguesa – em especial no desenvolvimento de capacidades de leitura, visto apresentar o pior desempenho dentre os demais estados da região Centro-Oeste, se comparado à média brasileira. Este artigo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica e tem a finalidade de propor a aplicação de uma sequência didática como uma alternativa para o Ensino Médio, especialmente no desenvolvimento de capacidades leitoras.
References
ASCOM; INEP. Assessoria de Comunicação Social e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Press Kit SAEB 2017, 2018. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2018/documentos/presskit_saeb2017.pdf. Acesso: 08 nov. 2018.
ASCOM; INEP. Assessoria de Comunicação Social e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Press Kit SAEB 2019, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/saeb/2019/presskit/PressKit_Saeb_2019.pdf. Acesso em: 13 nov. 2020.
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 5. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
BART, Daniel; DAUNAY, Bernard. Pode-se levar a sério o Pisa? O tratamento do texto literário em uma avaliação internacional. (Coord. Trad. Celso Fraga da Fonseca). Campinas – SP: Mercado de Letras, 2018.
BONAMINO, A.; COSCARELLI, C; FRANCO, C. Avaliação e letramento: concepções de aluno letrado subjacentes ao SAEB e ao PISA. Educação e Sociedade – Revista de Ciência da Educação. Campinas, v. 23 – n. 81, pp. 91-113, 2002.
CASSEB-GALVÃO, V. C.; DUARTE, M. C. Artigo de Opinião: sequência didática funcionalista. São Paulo: Parábola, 2018.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. Separata de: ROJO, R; CORDEIRO, G.S. (Trad. e org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. (As faces da linguística aplicada).
IDEB. Índice do Desenvolvimento da Educação Básica. (Power Point) Apresentação de Resultados do IDEB e SAEB 2019, 2020. Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_basica/portal_ideb/documentos/2020/Apresentacao_Coletiva_Imprensa_Saeb_2019.pdf. Acesso em: fev. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Escalas de proficiência do SAEB. Brasília, DF: INEP, 2020a. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/484421/Escalas+de+Profici%C3%AAncia+do+Saeb/d9d241ab-01be-49d3-b69c-8ee3e6bbb95b?version=1.0. Acesso em: 18 jan. 2021.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Pisa 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes na avaliação. São Paulo: Fundação Santillana, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/resultados/2015/pisa2015_completo_final_baixa.pdf. Acesso: 08 nov. 2018.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no Pisa 2018 – Versão preliminar [recurso eletrônico]. – Brasília, DF: INEP, 2019. Disponível em: https://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/documentos/2019/relatorio_PISA_2018_preliminar.pdf. Acesso em: 15 de dez. 2020.
INEP. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Relatório Brasil no Pisa 2018 [recurso eletrônico]. – Brasília, DF: INEP, 2020b. Disponível em: https://download.inep.gov.br/publicacoes/institucionais/avaliacoes_e_exames_da_educacao_basica/relatorio_brasil_no_pisa_2018.pdf. Acesso em: 05 jan. 2021.
BRONCKART, Jean-Paul. A educação no espelho do Pisa. In: BART, Daniel; DAUNAY, Bernard. Pode-se levar a sério o Pisa? O tratamento do texto literário em uma avaliação internacional. (Coord. Trad. Celso Fraga da Fonseca). Campinas – SP: Mercado de Letras, 2018.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 46ª Ed. São Paulo: Cortez, 2005.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
KLEIMAN, Ângela. Abordagens de leitura. Scripta, Belo Horizonte, v. 7, n. 14, p. 13-22, 1º sem. 2004.
KLEIMAN, Ângela. Letramento na contemporaneidade. Bakhtiniana, São Paulo, 9 (2): 72-91, Ago./Dez. 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/bak/v9n2/a06v9n2.pdf. Acesso em: 09 mar. 2021.
PESTANA, M. I. O sistema da avaliação brasileiro. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília. DF., v. 79, n. 191, p. 65-73, 1998.
PRATICISMO. In: Dicionário Aulete Digital. Disponível em: https://aulete.com.br/. Acesso em: 10 maio 2021.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social [recurso eletrônico]. 1ª ed. São Paulo: Parábola, 2020. (Estratégias de ensino, 13).
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2ª ed., 6. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
TARTUCE, G. L. B. P.; MORICONE, G. M.; DAVIS, C. L. F.; NUNES, M. M. R. Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação. Cadernos de pesquisa. São Paulo, v. 48, n. 168, p. 478-504, abri./jun. 2018. https://doi.org/10.1590/198053144896. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/z7gwS6rpMRXHC7BY7yDfxsj/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 maio 2021.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.