A experimentação no ensino das Ciências da Natureza frente aos desafios da educação contemporânea

Authors

  • Edvargue Amaro da Silva Junior Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Ciência da Natureza Experimental, Ensino de Ciências, Desafios Educacionais Contemporâneos

Abstract

A ciência da natureza experimental é uma área fundamental no Ensino de Ciências e tem enfrentado desafios na educação contemporânea, principalmente, com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos problemas ambientais. Em razão desse fato, a compreensão dos fenômenos naturais torna-se cada vez mais relevante sendo possível notar que a abordagem experimental é essencial para permitir que os estudantes adquiram habilidades práticas e desenvolvam o pensamento científico. Diante desse contexto, o objetivo deste estudo é investigar as principais abordagens teóricas e práticas relacionadas ao Ensino de Ciências experimental, com foco na superação de desafios enfrentados no contexto educacional contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa e descritiva, baseada em buscas nos sites oficiais, como: Scielo, Google Scholar e também em documentos legais da educação. Os principais resultados indicam que há desafios enfrentados no Ensino de Ciências de natureza experimental, como: a falta de recursos financeiros, de infraestrutura adequada e a falta de formação dos professores. Também a necessidade de discussão sobre a utilização de recursos tecnológicos e a integração de temas transversais, como sustentabilidade e ética, para tornar o ensino desta área do saber mais relevante e engajador para os estudantes. Portanto, se faz necessário investir em recursos e formação continuada para os professores, a fim de proporcionar uma educação de qualidade que prepare os estudantes para os desafios do mundo moderno. Além disso, propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade dos estudantes, promovendo a interdisciplinaridade e contextualização dos objetos de conhecimento de ciências, tornando o ensino mais relevante dentro da realidade de cada um.

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Published

2023-11-14

How to Cite

Amaro da Silva Junior, E. (2023). A experimentação no ensino das Ciências da Natureza frente aos desafios da educação contemporânea. Revista Tecnia, 8(1). Retrieved from https://periodicos.ifg.edu.br/tecnia/article/view/183

Issue

Section

Educação e Ensino

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