O uso da intermodalidade como vantagem competitiva no escoamento da soja em Goiás
uma abordagem comparativa de custos logísticos em diferentes ambientes computacionais
DOI:
https://doi.org/10.56762/tecnia.v8i1.36Keywords:
Logística. Intermodalidade, Pesquisa operacional, . Modelo matemático, Ambientação computacionalAbstract
É intrínseca a necessidade de movimentação e de transporte de pessoas ou cargas. Com a globalização, a competição entre as cadeias produtivas se tornou ainda mais acirrada e passou a buscar vantagens competitivas para disputar a preferência dos consumidores. Partindo desse ponto, para empresas e economias, é relevante pensar e analisar as diversas formas de promover soluções competitivas mais inteligentes e que impactem, com valor agregado, a predileção dos clientes e consumidores. Com as novas tecnologias e com o uso da intermodalidade no transporte, surgiu a necessidade de estudar maneiras mais inovadoras de construir uma formatação logística mais eficiente. O modelo deste trabalho buscou explorar rotas economicamente mais atrativas, por meio do uso da intermodalidade, para o escoamento da soja em Goiás nos principais corredores logísticos estratégicos do país. O modelo se apoia em uma programação linear dos problemas de transporte, sendo baseado no modelo apresentado por Marujo e Silva (2012) e Belfiore e Fávero (2013) e utilizando as plataformas Microsoft Excel e Dev C ++ como ambientações computacionais para fins também de comparação de performance. Como resultado, se obteve que as rotas 01, 02, e 04, que possuem elementos de intermodalidade, apresentaram resultados economicamente mais atrativos do que as rotas 03 e 05, que utilizaram rotas exclusivamente rodoviárias. A economia potencial média aferida foi de quase 39 milhões de reais para a demanda de quase 4 milhões de toneladas de soja, uma redução de proximamente 21% nos custos logísticos, quando comparado com simulações exclusivamente feitas com o modo rodoviário.
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